Papa exorta jovens e crianças a não perderem o gosto de praticar esporte por paixão

A audiência com o Papa no Vaticano abriu o primeiro Simpósio Internacional de Tênis e Pádel programado até 7 de maio no Foro Itálico. Para Francisco, “o espírito competitivo é bom se não tirar a dimensão lúdica”. Quando o esporte perde a sua gratuidade «torna-se um comércio»

Vatican Media

O Santo Padre recebeu na manhã deste sábado, no Vaticano, os participantes no Simpósio Internacional de Tênis e Pádel, provenientes de mais de trinta países, entre professores, jovens e crianças.

Referindo-se ao tema dos dois dias de encontro, “dimensão educativa e formativa”, o Papa disse: “O professor de Tênis ou Pádel, além de ser técnico, é acima de tudo também educador”. Por isso, encorajou os presentes a continuar neste caminho educativo e aproveitou para propor uma breve reflexão, partindo da prática deste esporte, ou seja, “o bom jogo nasce de uma dinâmica correta de ataque e defesa”. E acrescentou:

Isso acontece também em um caminho educativo: avaliar bem o risco e a prudência. Um bom jogador de Tênis, Pádel ou de qualquer outro esporte, não pode sempre só atacar e nem sempre arriscar, mas também tem que saber defender. As qualidades de ataque e defesa devem ser praticadas. É bom aplicar esta comparação na educação da personalidade.

Um bom educador, explicou ainda Francisco, deve saber equilibrar bem o risco e a prudência. Arriscar significa, por exemplo, permitir que o aprendiz tenha uma experiência nova, diante da qual não sabe como vai reagir, mas, certamente, o ajudará a crescer. O risco deve ser sempre proporcional e acompanhado: o aprendiz deve se sentir livre e, ao mesmo tempo, não abandonado.

Referindo-se à prudência no jogo, o Papa disse que, além de ser uma boa defesa, também é uma atitude positiva, jamais negativa. A defesa é outro modo de atacar. Por isso, na educação, a prudência é indispensável para avaliar bem as situações, em relação ao potencial de quem aprende a jogar. E Francisco concluiu com uma exortação:

O Tênis é um jogo e o Pádel também. A sua força educativa consiste, precisamente, na dinâmica do jogo. Não deixem de praticar o esporte por paixão, para se divertir e divertir os outros. A competição é boa se não excluir a dimensão da diversão. Se a dinâmica da competição prevalecer poderá desencadear formas de egoísmo, que prejudicam o esporte”.

Com estas reflexões, o Santo Padre concluiu a audiência aos participantes no Simpósio Internacional de Tênis e Pádel, encorajando-os a continuar a manter o risco e a prudência, o ataque e a defesa juntos!

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários