Francisco pede que os ensinamentos do Concílio Vaticano II inspirem a arquitetura sacra

Em mensagem por ocasião da 26ª Sessão Pública Solene das Pontifícias Academias, o Pontífice se deteve na forma como devem ser pensados e construídos os lugares de culto

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes da 26ª Sessão Pública Solene das Pontifícias Academias realizada na terça-feira, 14. O texto foi endereçado ao prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, Cardeal José Tolentino de Mendonça, presidente do Conselho de Coordenação entre Pontifícias Academias.

Durante o encontro foi entregue o Prêmio das Pontifícias Academias 2022, reconhecimento criado para promover a pesquisa de jovens abaixo de 35 anos engajados no campo das artes visuais, literatura e música. Para a edição do ano passado, aos cuidados da Pontifícia Academia de Belas Artes e Letras dos Virtuosos no Panteão, decidiu-se abrir o campo também para a arquitetura.

Segundo o Pontífice, com a nomeação do Cardeal José Tolentino como prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, ele “assumiu também esta tarefa, a ser realizada no espírito e segundo a abordagem da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium”.

O Papa expressa sua “gratidão ao Cardeal Gianfranco Ravasi, que durante quinze anos presidiu ao Conselho de Coordenação, dando um notável impulso à vida das Pontifícias Academias e enriquecendo as sessões públicas”.

A TAREFA DA ARQUITETURA SACRA

A propósito do tema da 26ª Sessão Pública Solene das Pontifícias Academias, Francisco ressalta que “é extremamente significativo e atual, pois o debate sobre as propostas de renovação da arquitetura sacra é sempre vivo, e às vezes até animado, que tem a árdua tarefa de criar, principalmente em novos bairros, tanto nas periferias das cidades quanto nos pequenos centros urbanos, espaços adequados nos quais a comunidade cristã possa celebrar dignamente a sagrada liturgia segundo os ensinamentos do Concílio Vaticano II”.

“Sabemos bem a importância do ambiente celebrativo para favorecer a oração e o sentido de comunhão: o espaço, a luz, a acústica, as cores, as imagens, os símbolos, o mobiliário litúrgico constituem elementos fundamentais daquela realidade, daquele evento, humano e divino ao mesmo tempo, que é a liturgia”, escreve ainda o Papa.

A LITURGIA E CRIATIVIDADE ARTÍSTICA E ARQUITETÔNICA

A seguir, Francisco cita “a recente Carta Apostólica Desiderio desideravi, dedicada à formação litúrgica do Povo de Deus, para sublinhar dois aspectos que certamente podem valer para a problemática arquitetônica e artística”.

“Em primeiro lugar, é essencial reencontrar a linguagem simbólica e capaz de compreendê-la: ‘A perda da capacidade de compreender o valor simbólico do corpo e de cada criatura torna a linguagem simbólica da Liturgia quase inacessível ao homem moderno. Mas não se trata de renunciar a esta linguagem: não é possível abandoná-la porque é o que a Santíssima Trindade escolheu para chegar até nós na carne do Verbo. Trata-se antes de recuperar a capacidade de situar e compreender os símbolos da liturgia’”, sublinha o Papa.

“Outro aspecto essencial é o da inspiração da criatividade artística e arquitetônica, que na visão cristã brota da vida litúrgica, da ação do Espírito e não apenas da subjetividade humana: “É necessário – continua a Carta Apostólica – saber como o Espírito Santo age em cada celebração: a arte de celebrar deve estar em sintonia com a ação do Espírito. Só assim estará livre de subjetivismos […] e culturalismos […]. A técnica é suficiente para um artesão; ao artista, além do conhecimento técnico, não pode faltar a inspiração, que é uma forma positiva de posse: o artista, o verdadeiro, não possui uma arte, é possuído por ela».”

PRÊMIO DAS PONTIFÍCIAS ACADEMIAS 2022

Acolhendo as propostas que as Pontifícias Academias formularam para o prêmio desta edição, Francisco atribui, com a Medalha de Ouro do Pontificado, o Prêmio das Pontifícias Academias ao Estúdio OPPS, para um rearranjo e adaptação litúrgica da capela da Fundação dos Santos Francisco de Assis e Catarina de Siena em Roma. O Papa concede a Medalha de Prata do Pontificado à arquiteta Federica Frino, pelo projeto da nova igreja de San Tommaso em Pontedera.

Por fim, deseja a cada um dos Acadêmicos um compromisso frutuoso em seus respectivos campos de pesquisa e serviço, e os confia à proteção materna da Virgem Maria, Templo e Arca da Nova Aliança.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários