Papa fará visita à Hungria e Eslováquia em setembro

Programa da viagem ainda será detalhado. Pontífice participará do encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional

foto: Vatican Media

“Tenho a alegria de anunciar que de 12 a 15 de setembro próximo, se Deus quiser, irei à Eslováquia para fazer uma visita pastoral. Os eslovacos estão ali contentes…”, disse o Papa Francisco, no domingo, 4, durante a oração do Angelus, acenando para os eslovacos presentes na Praça São Pedro.

No dia 12, pela manhã, ele concelebrará em Budapeste, na Hungria, a missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional.

“Agradeço de coração àqueles que estão preparando esta viagem e rezo por eles. Rezemos todos por esta viagem e pelas pessoas que estão trabalhando para organizá-la”, disse.

Trata-se da segunda viagem apostólica de 2021, após a importante viagem ao Iraque. E precisamente no voo de retorno de Bagdá, na habitual entrevista concedida aos jornalistas, Francisco, em resposta a uma pergunta sobre viagens futuras, anunciou sua presença em Budapeste para presidir o encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional. Acrescentou – referindo-se ao fato de que muitas de suas viagens são o resultado de longas reflexões, mas também de intuições repentinas – que também faria etapa em Bratislava, dada a proximidade entre os dois países.

“Agora terei que ir à Hungria para a missa final do Congresso Eucarístico Internacional, não para uma visita ao país, mas somente para a missa. Mas Budapeste fica a duas horas de carro de Bratislava, por que não fazer uma visita à Eslováquia? É assim que as coisas vêm…”

Em particular, a etapa na Eslováquia incluirá não apenas uma visita a Bratislava, mas também a três outras cidades, como confirmado numa declaração do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni:

“Como anunciou o Santo Padre no Angelus desta manhã, a convite das Autoridades civis e das Conferências episcopais, no domingo 12 de setembro de 2021, o Papa Francisco estará em Budapeste por ocasião da Santa Missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional; posteriormente, de 12 a 15 de setembro de 2021, viajará para a Eslováquia, visitando as cidades de Bratislava, Présov, Koesice e Šaštin. O programa da viagem será posteriormente publicado.”

(Com informações de Vatican News)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários