Papa faz apelo em defesa da inocência das crianças e contra os ‘Herodes’ de hoje

Foto: Istock

“Os novos Herodes dos nossos dias destroem a inocência das crianças sob o peso do trabalho escravo, da prostituição e da exploração, das guerras e da emigração forçada. #RezemosJuntos hoje por estas crianças e defendamo-las. #SantosInocentes.”

Este foi o tweet do Papa Francisco em sua conta oficial na rede social, por ocasião da memória litúrgica dos Santos Inocentes celebrada na terça-feira, 28, que lembra o assassinato das crianças de Belém com até dois anos, por ordem do Rei Herodes, que buscava matar o Menino Jesus, anunciado pelas profecias como o Messias e novo rei de Israel.

Menores obrigados a trabalhar

Segundo o último relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), publicado em março de 2021, ainda existem 152 milhões de crianças e adolescentes, 64 milhões são meninas e 88 milhões são meninos, vítimas do trabalho infantil. Metade deles, 73 milhões, são obrigados a realizar trabalhos perigosos que põem em risco sua saúde, segurança e desenvolvimento moral. Muitos deles vivem em contextos de guerra e desastres naturais onde lutam para sobreviver, revistando nos destroços ou trabalhando nas ruas. Outros são recrutados como crianças soldados para lutar em guerras travadas por adultos.

Um fenômeno contra o qual o próprio Papa Francisco levantou a voz em 2016, numa Carta aos bispos publicada em 28 de dezembro daquele ano: convidando os prelados a terem a coragem de defender os menores de tudo que “devora” sua inocência, o Pontífice recordou que “milhares de nossas crianças caíram nas mãos de bandidos, máfias, comerciantes da morte que só exploram as suas necessidades”. Francisco citou os milhões de crianças sem instrução, vítimas do “tráfico sexual”, menores obrigados a “viver fora de seus países por causa do deslocamento forçado”, crianças que morrem de desnutrição e vítimas do trabalho escravo.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários