Papa Francisco chega ao Iraque

Papa desembarca no Aeroporto Internacional de Bagdá (Reprodução de Vatican Media)

O Papa Francisco chegou ao Iraque nesta sexta-feira, 5, para a viagem apostólica internacional que realizará até segunda-feira, 8. Esta é a 33ª viagem apostólica internacional do Santo Padre e a primeira desde o início da pandemia da COVID-19.

O Pontífice recebeu uma acolhida calorosa no Aeroporto Internacional de Bagdá. O Santo Padre foi recebido na pista pelo primeiro ministro Mustafa Abdellatif Mshatat, conhecido como Al-Kadhimi e pelo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Iraque junto à Santa Sé, Rahman Farhan Abdullah Al-Ameri, além de outras autoridades civis e religiosas. Duas crianças em vestes tradicionais ofereceram flores amarelas ao Papa, que durante todo o tempo usou máscara protetora. Na acolhida oficial não são proferidos discursos.

LEIA TAMBÉM:
O que esperar da viagem do Papa ao Iraque?

Após a apresentação das delegações e a passagem pela Guarda de Honra, o primeiro ministro e o Pontífice dirigiram-se à Sala VIP do aeroporto, mas logo ao entrar no saguão do aeroporto, Francisco foi acolhido calorosamente por jovens vestindo vestes tradicionais, que cantavam músicas típicas em árabe, dançavam e acenavam bandeiras o Iraque e do Vaticano. Seguiu o encontro privado entre o Pontífice e o primeiro-ministro.

Francisco oferecerá a Al-Kadhimi um Trítico, uma medalha de prata alusiva à viagem e uma edição especial da “Fratelli tutti”. Do aeroporto, o Papa segue para o Palácio Presidencial.

Programa do dia

O primeiro compromisso oficial do Papa Francisco em terras iraquianas será a Cerimônia de boas-vindas no Palácio Presidencial, com a visita de cortesia ao presidente da República, Barham Ahmed Salih Qassim. Segue o encontro com as Autoridades, a Sociedade Civil e o Corpo Diplomático, no grande salão do Palácio Presidencial.

Após a saudação do presidente e o discurso do Santo Padre, Francisco dirige-se para a Catedral de Sayidat al-Nejat (Nossa Senhora da Salvação), distante 8,4 km, para o encontro com os bispos, sacerdotes, religiosos/as, seminaristas e catequistas.

Ao final, Francisco se desloca para a Nunciatura Apostólica de Bagdá, distante 3,3 km, onde passará a noite.

Papa saúda jornalistas a bordo do voo para Bagdá (Foto: Vatican Media)

Prêmio de jornalismo

Durante o voo de Roma a Bagdá, os jornalistas conferiram ao Papa Francisco o Prêmio de Jornalismo Maria Grazia Cutuli, intitulado à jornalista italiana morta há 20 anos no Afeganistão.

Os profissionais de imprensa ficaram muito tocados pela última Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, quando disse que “a crise editorial corre o risco de levar a uma informação construída nas redações, diante do computador, nos terminais das agências, nas redes sociais, sem nunca sair à rua, sem ‘gastar a sola dos sapatos’, sem encontrar pessoas para procurar histórias ou verificar com os próprios olhos determinadas situações”.

(Com informações de Vatican News)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários