Papa Francisco consagrará Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria

Papa Francisco reza diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, em 2017
(Foto: L’Osservatore Romano/Vatican News)

A Rússia e a Ucrânia vão ser consagradas ao Imaculado Coração de Maria na sexta-feira, 25, a pedido do Papa Francisco. A informação foi divulgada pelo Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, na terça-feira, 15.

O Santo Padre fará a consagração durante a celebração da Penitência que presidirá às 17h (hora de Roma), na Basílica de São Pedro. Na mesma data, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, estará o Cardeal Konrad Krajewski, Esmoleiro Apostólico, na condição de Legado Pontifício, que fará o ato de consagração na Capelinha das Aparições, em hora ainda a definir.

No início do mês, o Cardeal Krajewski foi enviado pessoal de Francisco à Ucrânia, e invocou um “diálogo para travar uma guerra cruel”, apelando à oração pela paz.

O esmoleiro do Papa, teve encontros com o chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk, e o Metropolita de Lviv, Mieczyslaw Mokszycki. Os três tiveram uma conversa telefônica com o Santo Padre.

A Imagem n.º 13 da Virgem Peregrina de Fátima chega na quarta-feira, 16 à Ucrânia, a pedido do Arcebispo Metropolita Greco-Católico de Lviv.

Consagrações anteriores

Nessa mesma data, há 38 anos, São João Paulo II consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria, diante da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima venerada na Capelinha das Aparições que, na ocasião, foi levada ao Vaticano.

O Pontífice que mais vezes visitou Fátima, em resposta aos apelos da Mensagem de Fátima, entendeu fazer um ato de consagração ao Imaculado Coração de Maria, no dia 25 de março de 1984, um ano de pois de ter iniciado o Ano Santo dedicado à Redenção.

Em 25 de março de 2020, o Cardeal António Marto, então Bispo de Leiria-Fátima, consagrou Portugal, Espanha e mais 22 países ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, pedindo auxílio e proteção para os tempos de pandemia.

Em 20 de outubro de 2019, os bispos católicos portugueses consagraram a Igreja Católica ao Sagrado Coração de Jesus, em Fátima, durante a missa de encerramento do Ano Missionário, no Santuário de Fátima, assinalando também os 175 anos de presença em Portugal do Apostolado da Oração.

A primeira consagração de Portugal ao Imaculado Coração de Maria aconteceu a 13 de maio de 1931, oito meses depois do reconhecimento oficial das aparições pelo Bispo de Leiria, no final da primeira peregrinação nacional do episcopado português a Fátima.

(Fonte: Santuário de Fátima)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários