Papa Francisco envia mensagem de apoio a Bento XVI

A informação foi divulgada pelo secretário pessoal do Papa Emérito, ressaltando que o Santo Padre expressou plena confiança em seu predecessor e lhe assegurou suas orações

Visita do Papa Francisco a Bento XVI no Natal de 2018 (Foto: Vatican Media)

O Papa Francisco enviou uma mensagem de apoio ao Papa emérito Bento XV, que tem sido alvo de acusações de omissão e conivência com crimes de abusos sexuais perpetrados por clérigos na Arquidiocese de Munique e Freising, na Alemanha, da qual foi Arcebispo entre 1977 e 1982. As acusações já foram desmentidas pelo próprio Bento XVI que, no último dia 8, escreveu uma carta pública reafirmando sua inocência.

As informações sobre a mensagem enviada por Francisco em apoio a Bento XVI foram dadas pelo Arcebispo Dom Georg Gänswein, secretário pessoal do Papa Emérito, em entrevista ao telejornal Tg1, do canal italiano Rai. Gänswein descreveu:

“Uma bela carta do Papa Francisco chegou a Bento XVI. Uma carta na qual ele fala como pastor, fala como irmão e também fala como pessoa que mais uma vez expressou a sua plena confiança, o seu total apoio e também as suas orações”.

Durante a entrevista, o secretário também respondeu às críticas contra a carta na qual o Papa Bento esclarece os questionamentos levantados pelo relatório alemão. Em sua carta aberta, Bento XVI afirma que viu nos olhos das vítimas dos abusos sexuais as consequências de uma “grandíssima culpa”. Dom Gänswein comentou:

“Quem lê a carta com sinceridade, do jeito que ela foi escrita, não pode compartilhar essas críticas ou acusações. Ele pede perdão a todas as vítimas de abuso”.

O secretário do Papa Emérito recordou ainda:

“Na Via Crucis de 2005, o Papa João Paulo II pediu a Ratzinger que escrevesse as meditações, a famosa estação onde ele fala da sujeira dentro da Igreja (…) Há documentos e há evidências de que o cardeal Ratzinger, Papa Bento XVI, fez muito nesta área delicada para realizar uma limpeza interna de maneira adequada”.

Fonte: Aleteia

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários