Pontífice continua em plena recuperação. Na quinta-feira, esteve com crianças internadas no setor de oncologia do Hospital Gemelli e saudou a administração do hospital
A Sala de Imprensa da Santa Sé comunica que o Papa Francisco terá alta hospitalar na manhã da sexta-feira, 16, do Hospital Gemelli, em Roma, onde está internado desde o dia 7, onde passou por uma operação de laparotomia, uma espécie de hérnia abdominal.
“A equipe de saúde que acompanha o Papa Francisco confirmou a alta do Santo Padre da Policlínica A. Gemelli amanhã de manhã, sexta-feira, 16 de junho”, consta no comunicado assinado pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
“A equipe médica informa que o Papa Francisco repousou bem durante a noite. O decurso clínico continua regularmente. Os exames hemato químicos estão normais. Na noite de ontem teve um jantar comunitário, junto com os que o acompanham desde o dia da hospitalização”, prossegue o texto.
“Em sinal de agradecimento, [o Papa] recebeu toda a equipa cirúrgica composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e de saúde e auxiliares que coordenaram, realizaram e viabilizaram a operação cirúrgica do dia 7 de junho”, consta em outro trecho.
Ainda na quinta-feira, o Santo Padre encontrou-se com Dom Claudio Giuliodori, assistente eclesiástico geral da Universidade Católica, e o Padre Nunzio Currao, assistente espiritual do pessoal da Policlínica; em seguida, com os representantes do Conselho de Administração da Fundação Policlínica Gemelli, com o presidente Carlo Fratta Pasini e o Reitor da Universidade Católica, Prof. Franco Anelli, juntamente com os órgãos a direção da Policlínica, com o diretor geral , Prof. Marco Elefantes.
VISITA À ALA DE ONCOLOGIA
O Santo Padre também se dirigiu ao setor de Oncologia Pediátrica e Neurocirurgia Infantil, onde são atendidos os pequenos pacientes que expressaram seu afeto ao Papa nos últimos dias por meio de inúmeras cartas, desenhos e mensagens por uma rápida recuperação.
O Papa Francisco “tocou com a mão” a dor dessas crianças que carregam o sofrimento da Cruz em seus ombros todos os dias, junto com suas mães e pais. A cada um deles deu um Rosário e um livro.
Ao saudar os presentes, Sua Santidade agradeceu a todos os funcionário pelo seu profissionalismo e esforço em aliviar o sofrimento do outro, além dos medicamentos, com a ternura e a humanidade.”
O Papa demonstrou às crianças a sua proximidade, o seu carinho, a sua emoção, em meio a carinhos e bênçãos. Uma forma também para agradecer a elas a preocupação que tiveram em enviar-lhe no dia 9 de junho uma carta desejando-lhe uma rápida recuperação, acompanhada de desenhos e de uma escultura com a inscrição: “Sempre contigo”.
É a terceira vez que Francisco vai ao Setor de Oncologia Pediátrica. A primeira foi em julho de 2021; a segunda no dia 31 de março quando, depois de doar Rosários e ovos de chocolate, também batizou um bebê de poucos dias: o agora ‘famoso’ Miguel Ángel. Dias antes, a mãe da criança, Marcela, tinha ido ao Gemelli para levar sua homenagem ao Papa: um cartaz com fotos de sua família e uma mensagem de felicitações. Ao saber, Francisco fez questão de telefonar para agradecê-la.
Fonte: Vatican News