Papa: humildade e generosidade, virtudes de um verdadeiro artista

Na manhã desta quinta-feira (18/01), Francisco recebeu no Vaticano os membros da Fundação Arena de Verona, por ocasião do seu centenário. Ao enfatizar a importância da arte, o Pontífice incentivou os presentes a “continuar esse trabalho e a realizá-lo com amor, não tanto pelo sucesso pessoal, mas pela alegria de dar algo belo aos outros”.

Vatican Media

Na manhã desta quinta-feira, 18 de janeiro, o Papa Francisco recebeu no Vaticano os membros da Fundação Arena de Verona, como parte das comemorações dos cem anos do “renascimento” da Arena.

O local, palco de eventos artísticos de alto nível por cem temporadas, foi elogiado pelo Pontífice como um testemunho vivo do passado e um legado valioso que está sendo transmitido às novas gerações: “Cem temporadas de atividade artística do mais alto nível, que coletaram e mantiveram vivo um precioso legado do passado, para transmiti-lo ainda mais rico às gerações futuras. E isso é muito bonito: é uma forma inteligente, criativa e concreta de gratidão e caridade.”

Trabalho em comunidade

O Papa recordou a multifacetada herança da Arena de Verona, uma construção com uma história de vinte séculos, adaptada ao longo do tempo para diversos usos, e ressaltou como o zelo dos veroneses foi crucial para a preservação do local, desde sua função original como palco de espetáculos até os momentos em que foi destinado a usos mais modestos. O Santo Padre também enalteceu a dedicação da comunidade, que contribuiu concretamente para o sucesso do Festival. “Quanto trabalho foi necessário para tudo isso, quanta dedicação e quanto esforço: daqueles que construíram e reconstruíram as estruturas, dos autores e artistas, dos organizadores dos vários eventos e de todos aqueles, muitos, talvez a maioria, que trabalharam, como dizem, ‘nos bastidores’.”

Ao abordar a importância da colaboração em comunidade, Francisco recordou o texto do Apóstolo São Paulo, que faz a analogia da Igreja como um corpo com muitos membros complementares, e enfatizou a contribuição essencial de tantas pessoas que fazem parte dessa história: “Cem anos de arte, de fato, não podem ser produzidos por uma única pessoa, nem mesmo por um pequeno grupo de escolhidos: é necessária a contribuição de uma grande comunidade, cujo trabalho vai além da própria existência dos indivíduos, e na qual aqueles que trabalham sabem que estão construindo algo não apenas para si mesmos, mas também para aqueles que virão depois.”

Transmitir alegria através da arte

O Papa sublinhou que os presentes na audiência representam uma multidão ainda maior de homens e mulheres que os precederam, e completou, “uma multidão sempre presente, em cada apresentação, lembrando-nos como é importante, na arte como na vida, ser humilde e generoso. Humildade e generosidade: duas virtudes de um verdadeiro artista que transparece em vossa história!”

Por fim, o Pontífice encorajou os presentes a continuar o trabalho com amor, não visando apenas o próprio sucesso: “Eu vos incentivo a continuar esse trabalho e a fazê-lo com amor, não tanto pelo sucesso pessoal, mas pela alegria de dar algo belo aos outros. Transmitam felicidade por meio da arte, espalhem serenidade, comuniquem harmonia! Todos nós precisamos muito disso.”

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários