Papa nomeia a Irmã Smerilli como secretária interina do Dicastério para o Desenvolvimento Humano

A religiosa, subsecretária desde março de 2021, assume temporariamente as funções desempenhadas até julho por monsenhor Bruno Duffé e até então pelo sacerdote argentino Augusto Zampini, que volta a prestar serviço em sua diocese

Vatican Media

O Papa nomeou a irmã Alessandra Smerilli como secretária interina do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e delegada da Comissão Vaticana Covid-19, “em substituição ao Rev. Monsenhor Bruno Marie Duffé e o do Rev. Augusto Zampini, respectivamente, secretário e secretário adjunto do mesmo Dicastério, tendo ambos retornado à Diocese”.

“O Santo Padre – lê-se no Boletim divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé – decidiu, portanto, que a direção da Comissão Vaticana Covid-19 seja composta pelo” cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, Prefeito do Dicastério, irmã Alessandra Smerilli, e pelo padre Fabio Baggio, Subsecretário da Seção migrantes e refugiados.

Nascida em Vasto, Chieti (região italiana dos Abruços) em 1974, a irmã Smerilli era subsecretária do Dicastério desde março de 2021, assim como coordenadora da Força Tarefa Econômica da Comissão Vaticana Covid-19. Como secretária, a religiosa substitui monsenhor Bruno-Marie Duffé, que deixou o Dicastério em julho, e como delegada da Força Tarefa ela substitui o padre Augusto Zampini. Este último também deixa o Dicastério e retorna para servir em sua Diocese de origem, na Argentina.

“Sou grata ao Santo Padre – declarou a religiosa – pela exigente tarefa que me chamou para assumir, e peço ao Senhor que me ajude a honrar este chamado em espírito de obediência à Igreja, com a humildade, paixão, criatividade e capacidade de ouvir que ela requer. Meu desejo e compromisso é poder servir a missão da Igreja da melhor forma possível, pelo tempo que o Papa considerar oportuno.”

Depois de agradecer aos seus superiores, a irmã Smerilli disse estar certa de poder “contar com o espírito de comunhão e colaboração de todo o Dicastério, bem como com os muitos parceiros internacionais que colaboram com a Comissão Covid, para a promoção integral da pessoa e o cuidado da criação, promovendo e desenvolvendo aqueles princípios da doutrina social da Igreja aos quais o Papa Francisco nos chama constantemente para a construção de um mundo melhor”.

No website do Dicastério foi publicada também uma declaração do padre Augusto Zampini: “Sou grato ao Santo Padre por ter me confiado a desafiadora tarefa de coordenar a Comissão Vaticana Covid-19 e de servir como secretário adjunto do Dicastério. Agora que a Comissão está pronta para entrar em uma nova fase, e em comunhão com meu bispo, pedi ao Papa Francisco que me permitisse voltar para a Diocese. Estou confiante de que sob a liderança da irmã Alessandra Smerilli, a Comissão poderá continuar o percurso de cura para ajudar tanto as pessoas quanto o planeta a sair desta difícil situação”.

(Com informações de Vatican News)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários