Foi divulgada, nesta terça-feira, 6, a videomensagem do Papa Francisco com a intenção de oração para o mês de abril. O Santo Padre defende que todas as pessoas do mundo têm direito de se desenvolver plenamente e pede especialmente por aqueles que arriscam suas vidas lutando pelos direitos fundamentais.
“Rezemos por aqueles que arriscam suas vidas lutando pelos direitos fundamentais em ditaduras, regimes autoritários e inclusive em democracias em crise, para que seu sacrifício e trabalho deem frutos abundantes”, pediu o Pontífice, na edição deste mês da iniciativa Vídeo do Papa, publicada pela Rede Mundial de Oração do Papa.
Francisco afirma que essa luta requer coragem e determinação. Significa opor-se ativamente à pobreza, à desigualdade, à falta de trabalho, de terra, de habitação, de direitos sociais e trabalhistas.
Defender a dignidade
O Santo Padre lamenta que os direitos humanos fundamentais não sejam iguais para todos, destacando que “há pessoas de primeira, de segunda, de terceira classe e pessoas descartadas”. “Têm que ser iguais para todos”, enfatiza o Papa. “Cada ser humano tem direito a desenvolver-se integralmente, e esse direito básico não pode ser negado por nenhum país”, acrescenta.
O Pontífice prossegue assinalando que, em alguns lugares, “defender a dignidade das pessoas pode significar ir para a prisão”.
O Vídeo do Papa tem o apoio da Missão Permanente de Observação da Santa Sé junto às Nações Unidas.
Rede Mundial de Oração
As intenções mensais são confiadas à Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), uma Fundação Pontifícia confiada à Companhia de Jesus (Jesuítas), que tem como missão sensibilizar e mobilizar os cristãos, a partir de uma relação pessoal com Jesus, e todos os homens e mulheres de boa vontade, para os desafios do mundo e da missão da Igreja que o Santo Padre expressa nas suas intenções mensais de oração.
A instituição é também conhecida como Apostolado da Oração, foi fundada em 3 de dezembro de 1844, na França, pelo padre jesuíta Francisco Xavier Gautrelet.
O “Vídeo do Papa” é uma iniciativa global publicada em 14 idiomas – os últimos incluídos foram: vietnamita, polonês, suaíli e kinyarwanda.
Assista ao Vídeo do Papa do mês de abril:
(Fonte: Vatican News)