Papa pede orações por aqueles que arriscam a vida na luta por direitos fundamentais

(Reprodução da internet)

Foi divulgada, nesta terça-feira, 6, a videomensagem do Papa Francisco com a intenção de oração para o mês de abril. O Santo Padre defende que todas as pessoas do mundo têm direito de se desenvolver plenamente e pede especialmente por aqueles que arriscam suas vidas lutando pelos direitos fundamentais.

“Rezemos por aqueles que arriscam suas vidas lutando pelos direitos fundamentais em ditaduras, regimes autoritários e inclusive em democracias em crise, para que seu sacrifício e trabalho deem frutos abundantes”, pediu o Pontífice, na edição deste mês da iniciativa Vídeo do Papa, publicada pela Rede Mundial de Oração do Papa.

Francisco afirma que essa luta requer coragem e determinação. Significa opor-se ativamente à pobreza, à desigualdade, à falta de trabalho, de terra, de habitação, de direitos sociais e trabalhistas.

Defender a dignidade

O Santo Padre lamenta que os direitos humanos fundamentais não sejam iguais para todos, destacando que “há pessoas de primeira, de segunda, de terceira classe e pessoas descartadas”. “Têm que ser iguais para todos”, enfatiza o Papa. “Cada ser humano tem direito a desenvolver-se integralmente, e esse direito básico não pode ser negado por nenhum país”, acrescenta.

O Pontífice prossegue assinalando que, em alguns lugares, “defender a dignidade das pessoas pode significar ir para a prisão”.

O Vídeo do Papa tem o apoio da Missão Permanente de Observação da Santa Sé junto às Nações Unidas.

Vídeo do Papa: ‘Nas dificuldades, deixar-se tocar pelo Coração de Jesus’

Rede Mundial de Oração

As intenções mensais são confiadas à Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), uma Fundação Pontifícia confiada à Companhia de Jesus (Jesuítas), que tem como missão sensibilizar e mobilizar os cristãos, a partir de uma relação pessoal com Jesus, e todos os homens e mulheres de boa vontade, para os desafios do mundo e da missão da Igreja que o Santo Padre expressa nas suas intenções mensais de oração.

A instituição é também conhecida como Apostolado da Oração,  foi fundada em 3 de dezembro de 1844, na França, pelo padre jesuíta Francisco Xavier Gautrelet.

O “Vídeo do Papa” é uma iniciativa global publicada em 14 idiomas – os últimos incluídos foram: vietnamita, polonês, suaíli e kinyarwanda.

Assista ao Vídeo do Papa do mês de abril:

(Fonte: Vatican News)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários