Papa prepara Jubileu de 2025 e lembra que os pobres têm lugar especial no coração de Deus

Vatican Media

Em preparação para o Jubileu da Esperança, que começa oficialmente na noite de Natal de 2024, o Papa Francis­co convocou mais uma edição do Dia Mundial dos Pobres, que recorda, em suas palavras, o lugar especial dessas pessoas no coração de Deus. O tema deste ano é “A oração do pobre eleva-se até Deus” (Sr 21,5).

“Esta expressão da sabedoria bíbli­ca é ainda mais oportuna a fim de nos preparar para o VIII Dia Mundial dos Pobres, que acontecerá no próximo 17 de novembro. A esperança cristã inclui também a certeza de que a nossa ora­ção chega à presença de Deus; não uma oração qualquer, mas a oração do pobre”, escreveu ele em sua mensagem para essa celebração. Reflitamos sobre esta Palavra e a leiamos nos rostos e nas histórias dos pobres que encontramos no nosso dia a dia, para que a oração se torne um modo de comunhão com eles e de partilha do seu sofrimento.”

Alertando o mundo sobre os riscos das guerras que o assolam e geram ainda mais pobreza e morte, o Papa disse que a ação cristã, além de medidas concretas de solidariedade, deve começar com a oração: “Precisamos fazer nossa a ora­ção dos pobres e rezar com eles”, escreve, convocando todas as comunidades ecle­siais a celebrar com atenção e energia o Dia Mundial dos Pobres.

“É uma oportunidade pastoral que não deve ser subestimada, porque de­safia cada fiel a escutar a oração dos pobres, tomando consciência da sua presença e das suas necessidades. É uma ocasião propícia para realizar ini­ciativas que ajudem concretamente os pobres, e, também, para reconhecer e apoiar os numerosos voluntários que se dedicam com paixão aos mais necessi­tados”, continuou.

Todos devem ser educados à cari­dade, alerta sempre Francisco, que ce­lebrará a Eucaristia com os pobres, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 17 de novembro. Em seguida, haverá o tradicional almoço com alguns dos po­bres na Sala Paulo VI, organizado pelo Dicastério para a Caridade.

Na semana que antecede a data, todas as comunidades paroquiais e diocesanas do mundo são convidadas a organizar atividades para os pobres por meio de sinais concretos.

Deixe um comentário