Pontífice não apresentou novos episódios de crise respiratória e médicos dizem que o quadro de insuficiência renal ‘não é preocupante’

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou na tarde da segunda-feira, 24, uma atualização sobre o estado de saúde do Papa Francisco que está internado do Hospital Agostino Gemelli, em Roma, onde se recupera de um quadro de pneumonia.
“As condições clínicas do Santo Padre, em seu estado crítico, mostram uma leve melhora. Também no dia de hoje não se verificaram episódios de crise respiratória asmática; e alguns exames laboratoriais apresentaram melhora”, lê-se em um dos trechos do boletim.
Há ainda outros indicativos de melhorias das condições clínicas: “O monitoramento da leve insuficiência renal não é preocupante. A oxigenoterapia continua, embora com fluxo e percentual de oxigênio ligeiramente reduzidos”.
Apesar disso, porém, não há previsão de alta médica para o Pontífice de 88 anos de idade: “Os médicos, considerando a complexidade do quadro clínico, por precaução não desfazem o prognóstico”.
PAPA REALIZA ALGUMAS ATIVIDADES E TELEFONA PARA GAZA
Ainda de acordo com o Boletim da Sala de Imprensa, o Pontífice recebeu a Eucaristia pela manhã. Já à tarde, retomou suas atividades de trabalho: “À noite, telefonou para o pároco da Paróquia de Gaza para expressar sua proximidade paterna”.
“O Papa Francisco agradece a todo o povo de Deus que nestes dias se reuniu para rezar por sua saúde”, consta na conclusão do boletim.
ORAÇÕES PELO PONTÍFICE

A partir da segunda-feira, 24, sempre às 21h (horário de Roma), os cardeais que lá residem, assim como todos os colaboradores da Cúria Romana e da Diocese de Roma, se reunirão na Praça São Pedro para a recitação do Santo Rosário pela saúde do Papa.
Também em todo o Brasil, animados pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), um tempo de oração está sendo proposto “plena recuperação de saúde do Papa Francisco”.
Na último final de semana, em diferentes igrejas do País houve a récita do Santo Terço na intenção da recuperação da Saúde do Papa. Assim ocorreu na Catedral da Sé, por exemplo, no domingo, 23, antes da missa das 11h, presidida pelo Cardeal Scherer, Arcebispo de São Paulo.
“Celebremos hoje também especialmente lembrando do Papa Francisco que está enfermo. A Igreja toda está unida em oração por ele, para que se recupere e possa voltar às suas atividades. Que Deus o assista neste momento e que a certeza da oração de todo o povo possa confortá-lo”, disse Dom Odilo no começo da missa.
(Com informações do Vatican News)