Papa visita a Rádio Vaticano – Vatican News: “O trabalho deve ser criativo e funcional”

“O grande inimigo do bom funcionamento é o funcionalismo”. O Papa pede que o trabalho seja facilitado pelas chefias, que sejam abertos à criatividade, sem burocracias excessivas e com liberdade”. São palavras do Papa no seu encontro com as redações do Vatican News e da Rádio Vaticano

Vatican Media

Na manhã da segunda-feira, 24, a Rádio Vaticano-Vatican News receberam a visita do Papa Francisco. O Santo Padre visitou o edifício onde se encontram os escritórios e redações do Vatican News, do jornal L’Osservatore Romano e os estúdios da Rádio Vaticano. No decorrer da sua visita o Papa concedeu uma entrevista aos colegas da Rádio Vaticano que apresentamos alguns trechos abaixo, na qual o Pontífice exprime sua preocupação para que a mensagem de Jesus chegue até os confins da terra.

Papa no estúdio da Rádio

“Agradeço muito pelo trabalho de vocês, iniciou o Papa, “tenho apenas uma preocupação – há muitas razões para me preocupar com a Rádio, com o jornal l’Osservatore – mas há uma que toca meu coração: quantos ouvem a Rádio, e quantos leem L’Osservatore Romano? Porque, o nosso trabalho é chegar ao povo, queremos que todo o belo trabalho que é feito aqui, que é ótimo, extenuante, chegue ao povo, tanto com traduções, quanto com ondas curtas, a pergunta a ser feita é: “Quantos? A quantas pessoas chega?”. O Papa explica: “Porque há um perigo – para todas as organizações – o perigo de uma bela organização, de um belo trabalho, mas que não chega onde precisa chegar… Todos os dias deve-se fazer esta pergunta: a quantas pessoas chegamos? A quantas pessoas chega a mensagem de Jesus, através de L’Osservatore Romano? Isto é muito importante, muito importante!”.

Encontro com os redatores

Em seguida o Papa encontrou os representantes de todas as redações na Sala Marconi do Palácio Pio. Na ocasião depois de uma saudação do Prefeito do Dicastério para a Comunicação Paolo Ruffini, o Papa tomou a palavra e agradeceu novamente o trabalho de todos. Demonstrando sua satisfação em ver que há um grande trabalho fruto das reformas solicitadas, com a união do jornal L’Osservatore Romano, do Vatican News e Rádio Vaticano Francisco reiterou suas palavras, “é muito bom ver a unidade de trabalho … A questão principal é que este sistema grande e complicado funcione”, afirmou o Papa, “funcionar é ir avante. O grande inimigo do bom funcionamento é o funcionalismo”. O Papa pede que o trabalho seja facilitado pelas chefias, que sejam abertos à criatividade, sem burocracias excessivas e com liberdade. “O funcionalismo é letal”, continua o Papa, “acaba com uma instituição. Tomem cuidado para não cair nesse círculo (…). Importa que tudo funcione, que seja funcional, e não vítima do funcionalismo. Tomem cuidado com isso. Por fim o Santo Padre afirmou ainda: “Quando algo é funcional, ajuda a criatividade. O trabalho de vocês deve ser criativo, sempre, e ir além, além, além: criativo. Isso se chama funcionar” conclui o Papa.

Oração na Capela

Na visita à Capela da Rádio Vaticano o Santo Padre rezou com os presentes a Oração da 55° Dia Mundial das Comunicações Sociais que tem como tema “‘Vem e verás’ (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”:

Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos,
e partir à procura da verdade.

Ensinai-nos a ir e ver,
ensinai-nos a ouvir,
a não cultivar preconceitos,
a não tirar conclusões precipitadas.

Ensinai-nos a ir aonde não vai ninguém,
a reservar tempo para compreender,
a prestar atenção ao essencial,
a não nos distrairmos com o supérfluo,
a distinguir entre a aparência enganadora e a verdade.

Concedei-nos a graça de reconhecer as vossas moradas no mundo
e a honestidade de contar o que vimos.

Amém.

(Com informações de Vatican News)

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter