Pela primeira vez, Francisco escreve as meditações da Via-Sacra

Vatican Media

Valorizando o significado do atual “Ano da Oração”, o Papa Francisco decidiu preparar as reflexões da Via-Sacra da Sexta-feira da Paixão deste ano, a ser celebrada na noite de 29 de março. Des- de 1985, com São João Paulo II, os papas confiavam a uma pessoa ou grupo de pessoas elaborar as meditações da Via-Sacra realizada no Coliseu e no Fórum Romano.

Francisco decidiu dedicar os textos das 14 estações da Via-Sacra ao tema “em oração com Jesus no caminho da Cruz”. É a primeira vez que o Papa prepara ele mesmo os textos. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, a oração terá um caráter de meditação e espiritualidade, “com Jesus ao centro, Ele que faz o caminho da Cruz conosco e nos coloca em caminho com Ele”.

A reflexão deste ano será “centrada naquilo que Jesus vive naqueles momentos e é claro que se alarga ao tema do sofrimento [humano]”, informou o Vaticano. Desse modo, haverá menos referências aos fatos da atualidade e uma oração mais espiritual, em preparação para o Jubileu de 2025.

A presença do Papa no evento é prevista, mas no ano passado, por causa do frio, já que a oração é realizada a céu aberto, ele não compareceu pessoalmente e acompanhou a Via-Sacra em casa. Aos 87 anos, a saúde geral do Papa Francisco é boa, mas já há alguns meses ele tem enfrentado resfriados e, por vezes, dificuldades para caminhar.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários