Pela primeira vez, um papa vai à Conferência do Clima da ONU

início de dezembro para participar da COP28, a conferência das Nações Unidas sobre o clima. Pela primeira vez um papa vai participar do evento. O Vaticano confirmou que Francisco planeja viajar em 1° de dezembro, sexta-feira pela manhã, e voltar a Roma no domingo, dia 3.

Está previsto um pronunciamento inédito do Papa Francisco, em 2 de dezembro, além de alguns encontros bilaterais com líderes de outros países. Francisco vai oficialmente re­presentar a Santa Sé como chefe de Estado, mas fala também como autoridade religiosa.

A Santa Sé formalizou seu envolvimento na COP desde 2015, após a publicação da en­cíclica Laudato si’, do Papa Francisco. Também ratificou as diretrizes para a mudança climáti­ca produzidas pelas Nações Unidas em 2022 e, desse modo, se apresenta na conferência em nível de paridade com outros países.

No início de outubro, Francisco publicou outro documento importante, a exortação apostólica Laudate Deum, retomando as preo­cupações e fazendo um novo alerta para o cui­dado da casa comum, o planeta Terra, inclusive com atenção especial aos mais pobres. Clara­mente decepcionado com a falta de comprome­timento das autoridades com a causa ambiental, desta vez o Papa resolveu ir até a conferência pessoalmente.

Outros líderes religiosos, entre muçulma­nos, budistas e zoroastristas, também compa­recerão à COP28, para mostrar o esforço par­tilhado das religiões na proteção do ambiente. Um “Pavilhão da Fé” os reunirá durante a conferência. Um dos objetivos da COP28 é revisar os objetivos do Acordo de Paris, assi­nado em 2015, que não estão sendo rigorosa­mente perseguidos.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários