Presidência do Celam se reúne com Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos

Membros da presidência do Celam em encontro como Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Mario Grech (Foto: Celam)

A presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) se reuniu com o Cardeal Mario Grech, Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, na tarde da segunda-feira, 11, no Vaticano.

Participaram do encontro Dom Miguel Cabrejos Vidarte, Presidente do Celam; o Cardeal Odilo Pedro Scherer, 1º vice-presidente; e Dom Jorge Eduardo Lozano, Secretário Geral. Também estiveram presentes o Padre David Jasso, Secretário-Geral Adjunto; Mauricio López Oropeza, Diretor do Centro de Programas e Redes de Ação Pastoral; Óscar Elizalde Prada, do Centro de Comunicação; e Humberto Ortiz, Diretor do Escritório de Projetos.

O diálogo entre Celam e a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos se centrou no processo sinodal iniciado no último domingo, 10, em comunhão com o Papa Francisco, em um momento em que também a Igreja latino-americana e caribenha passa por um processo de renovação, com a reestruturação em chave sinodal, particularmente e a preparação da primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe.

“Compartilhamos com o Cardeal Grech alguns avanços em nosso caminho de renovação e reestruturação, e demos a ele o Documento que recolhe este processo, bem como a cartilha sobre a Metodologia Pastoral da Assembleia Eclesial e um documento preliminar que contém uma síntese narrativa de Ouvir a Assembleia”, comentou Dom Miguel Cabrejos.

Participação ativa

O Cardeal Grech agradeceu ao Celam pela participação ativa no processo sinodal, bem como pela possibilidade de ter alguns membros do Celam nas comissões de teologia (Carlos Galli, Agenor Brighenti e Rafael Luciani), metodologia (Mauricio López) e comunicação (Óscar Elizalde) .

Com este encontro, a Presidência do Celam concluiu as visitas aos dicastérios e organismos vaticanos realizada desde a semana passada.

Fonte: Celam

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários