Presidência do Celam tem reunião com as Congregações para a Educação Católica e para o Clero

A renovação e reestruturação do Conselho Episcopal Latino-americano, o Pacto Educativo Global e as vocações no continente estiveram entre os assuntos em pauta

Foto: Celam

Em encontro virtual realizado na quarta-feira, 14, a presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) detalhou seu processo de renovação e reestruturação ao Cardeal Giuseppe Versaldi, Prefeito da Congregação para a Educação Católica, e ao Monsenhor Jorge Patrón Wong, secretario da Congregação para o Clero.

O presidente do Celam, Dom Miguel Cabrejos Vidarte, apresentou o documento que reúne o processo de renovação e reestruturação emergido da 37a Assembleia Geral do Celam, realizada em 2019 na cidade de Tegucigalpa, em Honduras.

Naquela ocasião, os bispos iniciaram as reflexões sobre a reestruturação do Celam, a partir das seguintes perguntas: “O que Deus quer desta instituição neste momento da História?”; e “O quanto tem sido realizado o caminho de ‘conversão pastoral’ proposto pela Conferência de Aparecida e reforçado pelo magistério do Papa Francisco?”.  

A reestruturação do Celam tem como prioridades a formação dos agentes e líderes, sacerdotes e leigos; a elaboração de subsídios pastorais; e o acompanhamento dos planos de trabalho das conferências episcopais, quando estas assim solicitarem.

Na reunião da última quarta-feira, o Celam também apresentou a “linha do tempo” com detalhes dos passos que têm sido dados no caminho de discernimento e consulta, e apresentou a nova proposta de estrutura pastoral.

Como 1o vice-presidente do Celam, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, participou da reunião on-line.  

Pacto educativo global

Ao longo do encontro, o Cardeal Versaldi ressaltou a importância da educação católica ante a crise atual, tema que é ressaltado no magistério do Papa Francisco e também no Pacto Educativo Global proposto pelo Pontífice.

Em 12 de setembro de 2019, Francisco fez um convite a toda a sociedade para viabilizar um projeto educativo que renove o percurso formativo das novas gerações, a fim de construir novos paradigmas, capazes de responder aos desafios e emergências do mundo atual, uma vez que a educação  “é um dos caminhos mais eficazes para humanizar o mundo e a história”, disse o Pontífice em um evento sobre o Pacto em outubro de 2020.

Vocações

Durante a reunião, o Monsenhor Patrón destacou que devem ser mantidos os esforços conjuntos entre o Celam e a Congregação para o Clero em torno da Pastoral Vocacional, da formação inicial dos candidatos ao sacerdócio – trabalho que deve ser pensado em conjunto com a Organização dos Seminários Latino-americanos (Oslam) – bem como a atenção permanente ao clero no continente.

Também se destacou a necessidade de apoiar os centros de formação e comunidades sacerdotais em Roma.

(Com informações de Celam e Vatican News)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários