Sábado Santo: assim como Maria, saibamos silenciar

Neste ‘grande silêncio’ do dia, a Igreja reflete Cristo morto para celebrar a sua vitória sobre a morte.

A Vigília Pascal na Noite Santa, que conclui o Tríduo é vivida por um dia de silêncio. No Sábado Santo, a Igreja medita e reflete Cristo morto para se chegar à noite e celebrar a vitória de Jesus sobre a morte.

No Vaticano, a Vigília Pascal será presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro às 14h30 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pelos canais do Vatican News.

O Padre Maicon André Malacarne, da Diocese de Erexim (RS), desde 2021 cursando mestrado em Teologia Moral na Academia Alfonsiana, em Roma, explica que no Sábado Santo, “dentro da grande celebração do Tríduo Pascal, do centro do mistério da nossa fé, é o dia que nós estamos diante do sepulcro de Jesus. Estamos diante de um amor capaz de amar até o fim. Estamos diante de um amor capaz de amar até a cruz. Estar diante do sepulcro de Jesus crucificado é estar diante das grandes contradições que marcaram e que marcam a história da humanidade e que exige um empenho de transformação.”

SABER SILENCIAR COMO MARIA

No dia em que a Igreja contempla o “repouso” de Cristo no túmulo, após o vitorioso combate da cruz, o papel da Virgem Maria é evocado por toda a sua fé e coração cheio de amor, num símbolo da dor pela morte de Jesus e a expectativa na ressureição.

A Irmã Grazielle Rigotti da Silva também procura identificar o Sábado Santo com o silêncio e a esperança que vem de Maria, que também nos questiona o quanto temos nos colocado à prova, silenciando a nossa alma diante do mundo:

“Sábado é um dia que por vezes fica no meio do caminho. Entre a sexta e o domingo existe um vácuo, um espaço… Mas somos chamados neste dia a viver a espera, com aquela que é a mãe da Esperança: Nossa Senhora. De fato, o sábado não é um dia para ser esquecido, mas para ser saboreado. Quanto tempo faz que você não saboreia o silêncio diante de um mundo tão ensurdecedor e barulhento? Silêncio não necessariamente é vazio. Pode ser gestação, espera e encontro. Nossa Senhora sabia silenciar para escutar do coração o que não entendia. Ela nos ensina a silenciar”, comenta a religiosa.

Neste Sábado Santo, de dor pela morte de Jesus e alegria da sua Ressureição, somos convidados a parar, no recolhimento e na meditação, e a nos unir à Virgem Mãe e à Igreja, que fica em silêncio: os sinos não tocam, as igrejas são despojadas e vazias. Um dia que nos ajuda a compreender como viver, em confiante expectativa, os “muitos dias” de silêncio que a vida apresenta ao longo da nossa existência. Um dia que chegou a ser definido como “o mais longo dos dias”, um tempo de reflexão, que pode ser ampliado na vida de cada um. 

A Vigília Pascal, momento central do calendário litúrgico e considerada a mãe de todas as vigílias por anteceder a festa da Páscoa, inicia na noite de sábado, mas faz parte da liturgia da Páscoa da Ressurreição. É também o dia da “crise” da Palavra: os próprios Evangelhos não falam nada, pode-se somente imaginar que esse seja o tempo em que o corpo de Jesus permanece no sepulcro, enquanto os apóstolos, sendo um dia de repouso para os judeus, permanecem sem saber o que aconteceria a seguir.

CULTIVAR ESPAÇOS DE SILÊNCIO

Um Sábado Santo que, como já recordou o Papa Francisco, em 2021, foi vivido “no pranto e na perplexidade pelos primeiros discípulos, perturbados com a morte ignominiosa de Jesus. Enquanto o Verbo está em silêncio, enquanto a Vida está no túmulo, aqueles que tinham esperança dele são postos duramente à prova, sentem-se órfãos, talvez até órfãos de Deus”.

“Por isso, o sábado é o convite ao ‘grande silêncio’. Não um silêncio de desespero, mas um silêncio de fecundidade. A imagem da semente ajuda a compor essa fecundidade, esse silêncio fecundo. Se o grão de trigo não morre, não pode dar frutos, disse Jesus. A semente que é lançada à terra e que, no silêncio, na espera, de uma vida nova, cria essa expectativa. É esse silêncio, esse silêncio fecundo, que vai nos conduzindo para a grande Vigília Pascal. De fato, o Papa Francisco insiste que cada pessoa possa cultivar espaços de silêncio”, afirma Padre Maicon.

“O sábado é esse dia privilegiado de um silêncio fecundo, verdadeiramente cheio de esperança na vida nova. Silêncio que nos conduz à Vigília Pascal: a luz que vence a escuridão. A vida nova. Jesus ressuscitou. Jesus é vencedor. A semente deu frutos. O nosso silêncio, a nossa espera tem pleno sentido em Jesus ressuscitado e ajuda a compor um itinerário de vida, um projeto de vida que nos conduz a produzir muitos frutos para a nossa história, para a história da comunidade, para a história em que estamos inseridos”, diz o sacerdote.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários