Santa Sé reitera que católicos não podem ser maçons

Cathopic

O Dicastério para a Doutrina da Fé da Santa Sé reafirmou, no dia 15, que católicos não podem ser maçons.

O documento assinado pelo Papa Francisco e pelo Cardeal Victor Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, foi escrito em resposta a Dom Julito Cortes, Bispo de Dumaguete, nas Filipinas, que expressou preocupação com o número crescente de católicos em sua diocese que participam da maçonaria. Ele pediu sugestões sobre como responder pastoralmente.

A resposta do Dicastério apela a “uma estratégia coordenada”, envolvendo todos os bispos do país para promover a catequese “em todas as paróquias sobre as razões da irreconciliabilidade entre a fé católica e a maçonaria”.

Os maçons são a maior sociedade secreta mundial juramentada. A maçonaria promove ideias e rituais incompatíveis com a fé católica, incluindo o indiferentismo ou a posição de que uma pessoa pode agradar a Deus enquanto permanece em qualquer religião, e o conceito deísta de um “Grande Arquiteto do Universo”.

O documento da Santa Sé reafirma que “aqueles que estão formal e conscientemente inscritos em lojas maçônicas e que abraçaram os princípios maçônicos” enquadram-se nas disposições da “Declaração sobre Associações Maçônicas” da Igreja Católica, publicada em 1983 sob o pontificado de São João Paulo II.

A declaração de 1983, assinada pelo Cardeal Joseph Ratzinger, futuro Papa Bento XVI, quando era Prefeito da então Congregação para a Doutrina da Fé, declara que os católicos que “pertencem às associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão”.

O novo documento do Dicastério para a Doutrina da Fé esclarece ainda que estas medidas “também se aplicam a quaisquer clérigos inscritos na maçonaria”.

O Dicastério convida os bispos nas Filipinas a considerarem fazer uma declaração pública sobre o ensinamento da Igreja acerca da maçonaria.

A proibição da maçonaria pela Igreja Católica remonta ao Papa Clemente XII, que a condenou formalmente numa bula papal em 1738.

O documento aprovado pelo Papa Francisco e pelo Cardeal Fernández sobre a maçonaria está disponível no site do Vaticano em inglês e italiano.

Fonte: ACI Digital

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários