Semana Santa: Celebrações do Papa Francisco

A sala de imprensa da Santa Sé divulgou os detalhes das celebrações que o papa Francisco fará em Roma durante a Semana Santa de 2022, depois de dois anos de restrições impostas por temor da pandemia de coronavírus.

Foto: Vatican Media

No Domingo de Ramos, 10 de abril, o papa abençoará os ramos dos fiéis presentes na praça de São Pedro às 10h (6h no horário de Brasília) e vai rezar a missa depois da procissão.

No dia 14 de abril, Quinta-feira Santa, o papa vai celebrar a missa crismal na basílica de São Pedro às 9h30 (5h30 no horário de Brasília), junto com os patriarcas, cardeais, arcebispos, bispos e padres (diocesanos e religiosos) presentes em Roma. Na missa crismal, o papa abençoa o óleo que será usado na administração dos sacramentos e os padres renovam as suas promessas sacerdotais.

No dia 15 de abril, Sexta-feira Santa, o papa fará a Celebração da Paixão do Senhor na basílica de São Pedro às 17h (13h no horário de Brasília). A Via-Sacra, que ficou suspensa por dois anos, acontecerá às 21h15 (17h15 no horário de Brasília) no Coliseu.

No Sábado Santo, 16 de abril, o papa Francisco rezará a Vigília Pascal na Basílica de São Pedro às 19h30 (15h30 no horário de Brasília). Francisco abençoará o fogo novo no átrio da basílica. Após a procissão de entrada com o círio pascal e o canto do Exsultet, fará a liturgia da Palavra, a liturgia batismal e a liturgia eucarística, que será concelebrada com os cardeais, bispos e sacerdotes que assim o desejarem.

No dia 17 de abril, domingo de Páscoa, a missa com o papa Francisco será às 10h (6h no horário de Brasília) na basílica de São Pedro. No final da celebração, do balcão central da Basílica, ele dará a bênção Urbi et Orbi (para a cidade e para o mundo).

Com informações da Sala de Imprensa da Santa Sé

Deixe um comentário