Sínodo, instituída a Comissão preparatória da assembleia geral

Presidida pelo cardeal Grech, que nomeou nesta quarta-feira os membros, participará dos trabalhos também o relator geral, cardeal Hollerich. Também hoje, a Secretaria do Sínodo convidou todas as Conferências Episcopais e os chefes das Igrejas Orientais a escolherem um Santuário para o dia 31 de maio, onde realizar uma vigília mariana em preparação à assembleia.

Vatican Media

Sete, incluindo uma religiosa, são os membros da Comissão preparatória para a realização da Assembleia geral ordinária do Sínodo. O órgão, criado de acordo com o Art. 10, par. l-2 da Constituição Apostólica Episcopalis Communio, foi instituído nesta quarta-feira e será presidido pelo cardeal Mario Grech, secretário geral.

Os membros

Os membros da comissão são: o padre Jesuíta Giacomo Costa, coordenador; dom Timothy John Costelloe; dom Daniel E. Flores; irmã Shizue Hirota; dom Lucio A. Muandula; professor Dario Vitali. O secretário é monsenhor Tomasz Trafny. O relator geral do Sínodo, o cardeal Jean-Claude Hollerich, também participará dos trabalhos da Comissão.

Ao mesmo tempo em que cria a Comissão preparatória, a Secretaria do Sínodo propôs para quarta-feira, 31 de maio, memória litúrgica da Visitação de Nossa Senhora na conclusão do Mês Mariano, que se realize uma oração mariana mundial em preparação ao 16º Sínodo dos Bispos. O objetivo, lê-se numa nota, é “conscientizar o Povo de Deus sobre a importância do Processo em andamento e exortar os fiéis a acompanhá-lo com a oração” e colocar “sob a específica proteção de Nossa Senhora todo o Processo sinodal na Igreja, especialmente os trabalhos da Assembleia geral”.

Um momento de intensa oração

O convite, dirigido em nome do cardeal Grech aos chefes das Igrejas Católicas Orientais e aos presidentes das Conferências Episcopais, é para realizar “um momento de intensa oração que expresse a beleza da religiosidade popular em torno dos santuários marianos”, que serão escolhidos a critério pelas Conferências Episcopais de cada país. A oração deve incluir a participação das diferentes vocações eclesiais (leiga, sacerdotal, consagrada). As comunidades paroquiais individuais, de acordo com seu bispo diocesano, também são convidadas a realizar um momento de oração nesse dia pelos trabalhos do Sínodo.

(Com informações de Vatican News)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários