Vaticano: doação de alimentos a 5 mil famílias e exames de saúde gratuitos pelo Dia Mundial dos Pobres

O Dicastério para a Evangelização está organizando as iniciativas que irão culminar no domingo (13) na Basílica Vaticana com a missa presidida pelo Papa Francisco, seguida de um almoço para mais de mil pobres na Sala Paulo VI. Contas de gás e luz dos mais necessitados serão pagas, 5 mil famílias vão ganhar pacotes de alimentos e um posto de saúde na Praça São Pedro já está fazendo gratuitamente consultas, exames e vacinas.

Vatican Media

Na manhã desta quinta-feira (10), foi apresentada oficialmente a iniciativa do Posto de Saúde na Praça São Pedro que está de volta após uma parada de dois anos por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Na ocasião estava presente dom Rino Fisichella, do Dicastério para a Evangelização e quem está organizando as iniciativas em vista do VI Dia Mundial dos Pobres que acontece no próximo domingo, 13 de novembro. Segundo ele, o número de pessoas em situação de pobreza só aumenta e “as condições de guerra e de violência colocam sempre as vítimas no centro, que são as pessoas mais inocentes: das crianças às mulheres e aos jovens”:

“Devemos tentar fazer de tudo para que o mundo, mas sobretudo as comunidades cristãs, não se cansem de continuar a atuar naquelas obras de bem, de solidariedade e proximidade que até agora caracterizaram as nossas comunidades.”

Posto de Saúde na Praça São Pedro

Uma das consequências da pobreza acaba sendo a dificuldade ou até mesmo a impossibilidade de ter acesso à assistência médica. Por isso o Posto de Saúde na Praça São Pedro está de volta para garantir a possibilidade de fazer consultas e adquirir medicamentos mesmo pelas camadas mais desfavorecidas da população. 

A estrutura, com verdadeiras clínicas móveis, desde o início da semana já está disponibilizando – gratuitamente – aos interessados a possibilidade de fazer consultas médicas gerais, exames como o da Covid, de sangue e eletrocardiogramas, e de se vacinar contra a gripe. Uma unidade equipada para realizar testes de vírus como o HCV (hepatite C), HIV e tuberculose também estará presente. Os serviços ficam disponíveis aos pobres todos os dias das 8h às 19h.

Doação de alimentos para 5 mil famílias

O Papa Francisco, através do Dicastério para a Evangelização, também quis expressar concretamente a sua proximidade às famílias necessitadas, apoiando as paróquias no serviço de distribuição de toneladas de alimentos. No total,  são 5 mil os pacotes que serão entregues aos párocos de toda cidade de Roma que fizeram a solicitação para atender quem mais precisa. Entre os produtos arrecadados para a doação: 10 toneladas de massa, 5 toneladas de arroz, farinha, açúcar, sal e café, além de 5 mil litros de óleo e leite. Cada pacote inclui um rico suprimento de todos os alimentos básicos para as famílias. 

Contas pagas para famílias em dificuldade

A crise energética e o consequente aumento dos preços das contas na Itália estão pesando muito sobre as condições econômicas das famílias, agravando as condições de miséria já existentes. Além do apoio através da distribuição de alimentos, aqueles que vivem em dificuldade financeira e muitas vezes recorrem a centros de caridade também serão beneficiados com o pagamento de contas de gás e luz. Não é, de fato, conclui o comunicado do Dicastério para a Evangelização sobre as iniciativas pelo VI Dia Mundial dos Pobres, “uma questão de se fazer uma atitude assistencialista em relação aos pobres”, como disse o Papa Francisco, mas “é necessário, em vez disso, comprometer-se para que não falte a ninguém o que é necessário”.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários