
Agostiniano de formação, o Papa Leão XIV tem dado sinais de que vai difundir o espírito de Santo Agostinho nos ensinamentos de seu pontificado. Na última semana, ele teve dois momentos importantes com a comunidade da Ordem de Santo Agostinho, da qual foi membro desde o início de sua vida religiosa e superior geral por 12 anos.
“Muito do que sou devo ao espírito e aos ensinamentos de Santo Agostinho e estou grato a todos vocês pelas muitas maneiras como suas vidas demonstram um profundo compromisso com os valores veritas, unitas, caritas”, disse ele, em uma mensagem gravada para a província agostiniana de São Tomás de Villanova, da qual ele era membro. O Papa recebeu uma medalha dos membros da sua província de origem, como homenagem por todas as suas realizações.
Na mensagem, ele apresentou diferentes elementos da espiritualidade agostiniana que vão inspirar seu pontificado. “A vida de Santo Agostinho e seu chamado à liderança servidora nos lembram que todos nós temos dons e talentos concedidos por Deus, e que nosso propósito, realização e alegria vêm de oferecê-los de volta em serviço amoroso a Deus e ao próximo”, comentou.
Ouvir com o coração

“Como comunidade de pessoas que creem e inspirados pelo carisma dos agostinianos, somos chamados a sair para sermos pacificadores nas nossas famílias e bairros e a reconhecer verdadeiramente a presença de Deus uns nos outros”, disse ainda.
“A paz começa com o que dizemos e fazemos e com a forma como o dizemos e fazemos. Santo Agostinho nos lembra que, antes de falar, devemos primeiro ouvir e, como Igreja sinodal, somos encorajados a nos reengajar na arte de ouvir por meio da oração, do silêncio, do discernimento e da reflexão.”
O Papa recordou que em um de seus sermões, Santo Agostinho usou a seguinte frase: “Não coloquem o coração nos ouvidos, mas os ouvidos no coração.” E comentou: “Como comunidade de fé, empenhada em construir uma relação com o Senhor, que possamos esforçar-nos por filtrar o ruído, as vozes divisórias nas nossas cabeças e nos nossos corações, e abrir-nos aos convites diários para conhecer melhor Deus e o Seu amor.”

Na segunda-feira, dia 1º, Leão XIV voltou a encontrar membros da Ordem, presidindo a missa de inauguração do capítulo geral que elegerá um novo superior geral e seu conselho. Em sua pregação, o Papa incentivou os agostinianos a ouvirem profundamente a vontade do Espírito Santo. Peçam “o dom de ouvir, o dom de ser humilde e o dom de promover a unidade, dentro da Ordem e em toda a Ordem, em toda a Igreja e no mundo”, refletiu ele.