16ª Romaria do Terço dos Homens leva milhares de fiéis ao Santuário Nacional de Aparecida

Entre os dias 23 e 25, milhares de fiéis de diferentes dioceses do Brasil participaram da 16ª Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Fotos: Portal A12

A Romaria deste ano teve por tema “Terço dos Homens: celebrar a Palavra de Deus na Casa da Mãe”. Participação em missas, procissões, vigílias, shows e um gesto concreto de ação social marcaram a atividade.

A missa de encerramento ocorreu na noite do domingo, 25, presidida pelo Reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

lembrou que, “na sua essência, o Terço dos Homens simboliza a oração pela família, a oração cotidiana, acompanhada sempre dos mistérios da vida de Cristo, porque a oração do Terço é uma oração bíblica por excelência. Desde o primeiro até o último mistério, nós sempre nos debruçamos sobre o mistério de Deus em nossas vidas”.

Falando também sobre a nossa caminhada quaresmal, motivada pela Campanha da Fraternidade, o sacerdote explicou:

“A glória de Deus, que vai acompanhar Jesus no seu caminho na direção de Jerusalém, também nos acompanha nas dificuldades, nos desafia nas tentações de cada dia. E já no segundo século do cristianismo, um bispo de Lyon chamado Santo Irineu dizia que ‘a glória de Deus é o homem vivo’. A glória de Deus é a vida humana, a glória de Deus é a dignidade dos filhos e filhas de Deus. E essa certeza nos acompanha nessa bonita caminhada quaresmal, na direção da amizade social, na dimensão da fraternidade, na dimensão da justiça para todos”.

Padre Eduardo lembrou ainda que todos são filhos e filhas de Deus. “Ele nos quer junto Dele. Junto Dele, a redenção é abundante, a redenção é copiosa. O caminho quaresmal vai continuar nas próximas três semanas, até meditarmos o grande mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Que este caminho seja sempre na companhia dos homens do Terço, que este caminho seja sempre na companhia de Nossa Senhora. Que Ela nos lembre, sempre e cada vez mais, que a glória de Deus é o ser humano”.

Em 2025, a 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens acontecerá entre os dias 14 e 16 de fevereiro.

Fonte: Portal A12

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários