Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

61ª AG CNBB: ‘Senhor, o que podemos fazer para cuidar e acolher as juventudes?’

Esta foi a reflexão de Dom Vilson Basso, na homilia da missa de abertura de mais um dia de trabalhos da Assembleia da CNBB. Pauta do dia também engloba discussões sobre a Inteligência Artificial

61ª AG CNBB: ‘Senhor, o que podemos fazer para cuidar e acolher as juventudes?’ - Jornal O São Paulo
Matheus Andrade/Santuário Nacional de Aparecida

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB) prossegue nesta semana, com a participação presencial de mais de 400 bispos no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

As atividades da segunda-feira, 15, foram iniciadas com a missa no altar central do Santuário, presidida por Dom Vilson Basso, Bispo de Imperatriz (MA) e Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB. A celebração teve como tema “Desafios e luzes para a evangelização das juventudes”.

Na homilia, Dom Vilson agradeceu aos padres e leigos que se dedicam a acompanhar as juventudes em todo o Brasil. A partir da pergunta trazida pelo Evangelho proclamado – “O que devemos fazer para realizar as obras de Deus” (Jo 6,28), o Bispo refletiu com os fiéis.

61ª AG CNBB: ‘Senhor, o que podemos fazer para cuidar e acolher as juventudes?’ - Jornal O São Paulo

“Fica para nós a pergunta do Evangelho: ‘Senhor, o que podemos fazer?´ O que podemos fazer para cuidar, para acolher, para abrir espaço para as juventudes nas famílias, nas comunidades, nas paróquias, nas dioceses, nas escolas e nas universidades, no campo e na cidade, nos quilombos e nas aldeias, com a juventudes excluídas das periferias com depressão ou ansiedade?”, comentou, destacando que desta resposta “dependerá o futuro da Igreja e da sociedade”.

Por fim, Dom Vilson pediu a todos na Igreja que ajudem na criação de grupos de jovens e na acolhida das juventudes nas comunidades.

61ª AG CNBB: ‘Senhor, o que podemos fazer para cuidar e acolher as juventudes?’ - Jornal O São Paulo

PAUTA DO DIA

Após a missa, foi realizada a 11ª sessão desta AG CNBB, na qual os bispos aprofundam o tema da “Inteligência Artificial”, em um painel apresentado pelo Professor Everthon de Souza Oliveira, chefe do departamento de Engenharia Elétrica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e presidente da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC); e por Danilo Pinto, secretário do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (Inapaz) e sócio-fundador da SBCC.

Ainda pela manhã, ocorre a 12ª sessão, como reflexões do tema central da Assembleia: “A atualização das diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil”. Os bispos continuam o caminho de discernimento sobre as diretrizes na dinâmica das 45 mesas sinodais, como a metodologia da “Conversa no Espírito”.

No período da tarde, acontecerão mais duas sessões, de pauta reservada, nas quais os bispos irão tratar de assuntos internos.

61ª AG CNBB: ‘Senhor, o que podemos fazer para cuidar e acolher as juventudes?’ - Jornal O São Paulo

COLETIVA DE IMPRENSA

Ainda na manhã da segunda-feira, ocorreu a coletiva de imprensa, com as participações de Dom Vilson Basso, que falou sobre o tema “Desafios e Luzes para a evangelização das juventudes”; Dom Maurício da Silva Jardim, Bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT), que apresentou projetos missionários e Igrejas Irmãs; e de Dom Valdir José de Castro, Bispo de Campo Limpo (SP), que tratou sobre o tema da Inteligência Artificial.

(Com informações da CNBB e portal A12)

Deixe um comentário