A Basílica Menor do Senhor Bom Jesus, em Monte Alto (SP)

A cidade de Monte Alto, no interior paulista, foi fundada por Porfírio Luís de Alcântara Pimentel, em 15 de maio de 1881, tendo seu nome original “Bom Jesus de Pirapora das Três Divisas de Monte Alto”. O orago escolhido para o novo núcleo populacional foi o Senhor Bom Jesus. Muitas conquistas foram adquiridas ao longo dos seus 141 anos. Em 1895, tornou-se município e, em 1928, foi instalada a Comarca. Seu desenvolvimento econômico foi através da agricultura e, com a chegada dos imigrantes europeus, e, também, libaneses e japoneses, e outros grupos étnicos, a industrialização foi bastante acelerada. 

Foto: Arquivo da Basílica

A comunidade católica na Cidade Sonho é muito atuante. Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, Bispo da Diocese de São Paulo (1873-1894), por ocasião da Visita Pastoral à região, em 1893, elevou a Comunidade do Senhor Bom Jesus à Santuário, criando a Paróquia, em 1898. Atualmente são quatro Paróquias na cidade e o Santuário Mariano, no Distrito de Aparecida. Viva e eficaz na evangelização a cidade viu nascer muitas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias.

A presença dos imigrantes europeus, sobretudo italianos, em terra montealtense, firmou uma religiosidade peculiar, a partir das suas devoções trazidas dos seus lugares de origens. A Santa Missa, em primeiríssimo lugar, e muitas festividades asseguradas na nova terra onde lançavam suas raízes.    

“Particularmente, hoje, quero fazer um passeio pelo passado. Afinal, recordar, também, é viver. Duas datas me vêm à mente. Dois momentos significativos invadem o meu querer e o meu pensar. Eu quero tornar marcante o ano de 1896. Eu penso no significado do ano de 1936. O ano de 1896, me faz lembrar os 125 anos da chegada da Família Leva ao estado de São Paulo. Vindos da Itália, Província do Piemonte, eles aportaram em Santos. O ano de 1936, me faz recordar os 85 anos em que os meus avós maternos, Barlafante Zechinel, construíram uma capela em honra a Nossa Senhora do Monte Serrat, na Fazenda Santa Giselda, no município de Monte Alto, SP. No dia 15 de novembro de 1936, por ocasião de uma grande estiagem, houve uma Santa Missa. Logo em seguida recitaram o Rosário, clamando aos céus, a chuva necessária para a lavoura do café. (Artigo no Jornal “O São Paulo”: Aos nossos entes queridos: recordar e celebrar a vida, Ano 67, Edição 3420, 02 de novembro de 2022).

Inaugura-se um novo momento eclesial para a Cidade Sonho. Em 18 de novembro de 2022, a Igreja Matriz foi elevada à dignidade de Basílica menor. Um reconhecimento do Santo Padre, o Papa Francisco, para a Diocese de Jaboticabal, e seu bispo diocesano, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB. Particularmente, Monte Alto se alegra e se compromete ainda mais com o Senhor Bom Jesus.

Seja esse momento de Igreja um tempo de renovação dos nossos compromissos batismais e um maior empenho na evangelização de todos os homens e mulheres. Parabéns à cidade de Monte Alto. Congratulações ao Pároco, Padre Luiz Gustavo Scombatti, aos Vigários Paroquiais, Padre José Felippe Netto e Padre Alexandre Augusto Malaguti, e, aos Diáconos Permanentes Fabrício Ferrarini Miranda, Irineu Sinigalia e Robson Alexandre Chimineli. Com atenção especial às Irmãs Scalabrinianas e a toda comunidade católica da cidade de Monte Alto.

Deixe um comentário