Bispos lamentam assassinatos em escola em Blumenau (SC) e prestam solidariedade a familiares

Os moradores de Blumenau (SC) ainda tentam voltar à rotina após um fato que chocou a cidade na manhã da quarta-feira, 5: um homem, de 25 anos, invadiu a Creche Cantinho Bom Pastor portando uma machadinha e desferiu ataques contra crianças. Cinco delas ficaram feridas e outras quatro morreram: Bernardo Cunha Machado, 5; Bernardo Pabst da Cunha, 4; Larissa Maia Toldo, 7; e Enzo Marchesin Barbosa, 4.

A tragédia não foi ainda pior porque professores e outros funcionários deste colégio particular conseguiram resguardar a vida das crianças da forma que podiam. Uma das funcionarias, por exemplo, conseguiu proteger alguns bebês, se trancando com ele um dos banheiros.

Após o ataque, o homem deixou o local em sua moto e se entregou à polícia. Ele permanece preso.

Diante do episódio, alguns bispos individualmente e de modo colegiado manifestaram pesar às famílias, bem como indignação pelo ocorrido.

‘TÃO LAMENTÁVEL PROVAÇÃO’

Dom Rafael Biernaski, bispo de Blumenau, manifestou que se solidariza com as vítimas da tragédia. “Solidarizamo-nos com professores, pais, familiares, amigos, que sofreram tão lamentável provação”, escreveu em nota.

“Aos nossos governantes e órgãos de segurança que imediatamente tomaram as devidas providências para minorar a dor de tantas pessoas, nosso reconhecimento”, prosseguiu.

“Manifestamos ainda a certeza de que o Pai do céu já acolheu essas crianças, tão cruelmente assassinadas, no seu Reino de plena alegria. Por outro lado, invocamos a proteção divina sobre todas as nossas crianças e adolescentes e as escolas que frequentam”, concluiu.

‘EM ORAÇÃO, CONFIAMOS OS CUIDADOS DO SENHOR AOS QUE PARTIRAM’

Também por meio de nota, os bispos da Presidência do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que congrega as dioceses localizadas no estado de Santa Catarina, manifestaram solidariedade às famílias das vítimas.

“Na semana de meditação e oração sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. A Igreja Católica em Santa Catarina do Regional Sul 4 da CNBB, sente a dor das famílias na perda de seus filhos na tragédia ocorrida no CEI Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC). Neste momento de tanto sofrimento, lamentamos o que ocorreu e manifestamos solidariedade, em especial para com os pais, familiares, professores e amigos das vítimas”, consta no texto assinado por Dom Francisco Carlos Bach, Bispo da Diocese de Joinville e Presidente do Regional Sul 4; o próprio Dom Rafael Biernascki; Vice-presidente; e Dom Mário Marquez, OFMCap., Bispo da Diocese de Joaçaba e Secretário do Regional.

“Firmados na certeza de que a vida continua para além da morte, de que as horas da dor podem tornar-se experiência da visita e do encontro com Deus, o Deus da Vida, em oração confiamos os cuidados do Senhor aos que partiram e pedimos que aos familiares, sobreviventes e amigos sejam concedidas paz e esperança. Deus conceda-lhes a fé na ressurreição, esperança de que, um dia, todos irão se encontrar no Reino Definitivo”, concluem.

GOLPE FORTE NO CORAÇÃO

Também o presidente da CNBB e Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, por meio de suas redes sociais, manifestou sua tristeza pelo ocorrido.

“A mente humana, capaz de realizar maravilhas, é também vulnerável, falha e, muitas vezes, tentada pelo mal. O assassinato de crianças em uma creche em Blumenau (SC) é golpe forte no nosso coração, que se une à tristeza das famílias enlutadas. Somos todos convocados a reagir, buscando superar as nossas próprias vulnerabilidades, que levam a adoecimentos humano-espirituais”, escreveu.

“Em plena Semana Santa, o assassinato de quatro crianças expõe a face de uma civilização adoecida. Neste tempo de meditação e oração sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, dedicarei preces àqueles que enfrentam a dor de sepultar seus filhos. Deus conceda-lhes a fé na ressurreição, esperança de que, um dia, todos irão se encontrar no Reino Definitivo”, finaliza o presidente da CNBB.

Fontes: CNBB, Regional Sul 4 e Diocese de Blumenau (SC)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários