Câmara dos Deputados homenageia o Papa Francisco pelos 10 anos de pontificado

O Papa Francisco e seus 10 anos de pontificado foram homenageados em sessão solene  no plenário Ulisses Guimarães da Câmara dos Deputados do Brasil, na terça-feira, 12.

Foto: CNBB Nacional

A iniciativa foi proposta por um grupo de parlamentares do Congresso Nacional chamado “Fratteli Tutti”, composto por representantes de vários partidos. A sessão solene foi organizada pelo deputado Hélder Salomão, do Espírito Santo.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi representada por Dom Denilson Geraldo, Bispo Auxiliar de Brasília (DF). Representantes de organismos eclesiais e do povo de Deus também compuseram a mesa de homenagem, como a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, Irmã Eliane Cordeiro de Souza, e a diretora geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil, Irmã Regina da Costa Pedro.

O CONSTRUTOR DE PONTES

No início da sessão, foi lido o discurso do presidente da Câmara Federal, o deputado Arthur Lira, de Alagoas.

“Ao longo dos últimos 10 anos, o Papa Francisco exerceu com louvor a sua missão de construtor de pontes nas relações humanas, na defesa da fé católica e nas causas sociais. Ao adotar o nome ‘Francisco’, o Papa não apenas quebrou tradições, mas também iniciou uma jornada que mudou a face do papado para sempre. Também se estabeleceu como uma figura global de compaixão e tolerância. Ele é um verdadeiro líder para nossos tempos”, diz um trecho.

A presidente da CRB, Irmã Eliane Cordeiro de Souza destacou que a vida e o testemunho do Papa Francisco ultrapassam as fronteiras da religião católica. “O Papa disse ‘a Igreja é para todos, todos, todos’”, reforçou a religiosa que ainda afirmou que o Santo Padre é um bom pastor, a exemplo de Jesus Cristo. “O Papa reforçou que o pastor deve ter cheiro de ovelhas e vem se firmando com um defensor da paz e contra as guerras”, disse.

DIÁLOGO E A ATENÇÃO AOS POBRES

Dom Denilson Geraldo leu a mensagem enviada pela presidência da CNBB, assinada pelo arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da entidade, Dom Jaime Spengler.

Na mensagem, Dom Jaime destacou o modo simples e direto de comunicação do Santo Padre com a Igreja e com a sociedade para que o anúncio do Evangelho chegue a todas as pessoas. “A atenção do Papa se volta especialmente aos pobres”, reforçou um trecho da mensagem.

Outro aspecto do pontificado destacado, foi a atuação do Papa Francisco como uma ponte de diálogo em vista da Paz e sua preocupação na defesa dos direitos humanos e das crianças e adolescentes, com medidas de proteção e cuidado do nascimento à morte natural. “O Papa Francisco considera fundamental alterar o ‘modus vivendi’ à luz da Ecologia Integral, de cuidado com as pessoas e ecossistemas. A crise climática mostra uma crise ética e moral da humanidade”, diz um trecho da mensagem.

Durante a solenidade, outras várias falas de representantes da Igreja e do próprio Congresso Nacional destacaram diferentes aspectos do papado de Francisco na homenagem a seus 10 anos de pontificado. Assessores de comissões da CNBB também participaram da solenidade.

ASSISTA A ÍNTEGRA DA SESSÃO

Fonte: Câmara dos Deputados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários