Campanha alerta para diagnóstico e prevenção a cânceres de cabeça e pescoço

Cigarro e a bebida alcoólica são responsáveis por 70% dos casos dessa neoplasia

foto: Assembléia Legislativa do Sergipe

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) promove neste mês uma campanha de conscientização sobre os diversos tipos de cânceres de cabeça e pescoço.

Os cânceres de cabeça e pescoço englobam tumores da cavidade oral, faringe, laringe e cavidade nasal. Esses tipos de cânceres ocorrem predominantemente em homens acima de 40 anos. Em média, 76% dos casos só são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, além de elevar a taxa de mortalidade.

De acordo com a coordenadora de Prevenção e Vigilância do Inca, Liz Almeida, o tabagismo e o excesso de álcool são grandes fatores de risco. “O cigarro e a bebida alcoólica são responsáveis por 70% dos casos dessa neoplasia. Por isso, a principal forma de prevenção é evitar o consumo de álcool e produtos do tabaco. Além disso, proteger os lábios do sol com o uso do protetor solar, é muito importante”, afirma, destacando ser importante realizar a detecção precoce da doença.

Uma das recomendações para obter o diagnóstico precoce é consultar periodicamente um dentista, profissional que pode identificar lesões em estágios iniciais na cavidade oral.

Outros detalhes sobre a campanha podem ser lidos em www.inca.gov.br.

Fontes: Inca e Ministério da Saúde

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários