CNBB comemora 70 anos de fundação

Com uma missa presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambatistta Diquattro, foram comemorados os 70 anos de fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na sexta-feira, 14, em Brasília (DF). 

Caio Lima/Imprensa CNBB

Na homilia, o Núncio enalteceu o compromisso pastoral da CNBB, como “um exemplo, estímulo e conforto para o serviço da Nunciatura Apostólica” e destacou que a conferência dos bispos “há décadas vem amadurecendo a consciência de seu relevante serviço e sua função na vida eclesiástica do Brasil, conquistando sempre mais e melhores capacidades para cumprir dignamente sua missão”, servindo o episcopado brasileiro “como expressão da unidade, como instrumento da união, coordenação, colaboração mútua, promoção e instrumento de diálogo com os episcopados de outros países”. 

Dom Giambatistta afirmou, ainda, que diante dos desafios que se apresentam é preciso que o episcopado brasileiro caminhe junto, “tendo um forte e renovado espírito de unidade”, pelo qual se espera “um maior aprofundamento, novas manifestações, novas exigências de ações e novos desafios para o Evangelho”. 

O Núncio Apostólico reafirmou a estima e confiança da Santa Sé na CNBB, e destacou que, 70 anos após ser criada, a conferência “está dando provas de que está pronta, com a participação atenta e entusiasmada, pró-ativa e perita para dar ao episcopado brasileiro, ao Papa e à Igreja um testemunho de evangelização, um exercício espiritual útil que já realiza para a edificação mútua, fraterna, de fomentar uma dinâmica Pastoral sábia, fraterna”. 

Entre os concelebrantes da missa estavam Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro Vice-presidente da CNBB; e Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e Secretário-geral da CNBB. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e Presidente da conferência, não pôde participar por questões de saúde. 

Na ocasião também foi descerrada a placa de inauguração do auditório São João XXIII, localizado no terreno do Centro Cultural Missionário (CCM), onde foi celebrada a missa. 

HOMENAGEM NA OAB 

Na segunda-feira, 17, a CNBB foi homenageada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), com uma placa comemorativa pelo aniversário de 70 anos. “O CFOAB reafirma, nesta oportunidade, a aliança de lutas e ideais construída ao longo das últimas décadas”, consta no texto da placa. 

A homenagem foi entregue a Dom Joel Portella Amado, pelo presidente da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, que destacou as parcerias das instituições em prol do bem do povo brasileiro. “Sempre receptiva às demandas sociais e democráticas, a CNBB atuou conjuntamente com a Ordem em diversas campanhas, como o Pacto pela Vida das Crianças Brasileiras, a manifestação Por uma Previdência Social Justa e Ética e o combate à seca no Nordeste. O caminho que temos percorrido juntos é um exemplo do diálogo democrático que deve pautar todas as interações sociais”, afirmou o presidente da OAB. 

Conheça mais sobre a história e missão da CNBB nesta reportagem do O SÃO PAULO

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários