CNBB disponibiliza roteiros para celebrar o Tríduo Pascal e a Páscoa em família

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou roteiros para as celebrações em família do Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão e Sábado Santo, e , também, para o Domingo de Páscoa.

“Novamente esta Semana Maior, a Semana Santa, será celebrada no contexto da pandemia da COVID-19, que desde o ano passado nos obrigou a elaborar e adotar normas e práticas de segurança sanitárias que buscassem garantir a defesa e a conservação da vida de nossos fiéis, pelo cuidado com a não disseminação do vírus em nossas celebrações litúrgicas. […] convidamos aos fiéis a cultivar momentos de oração em família ou pessoalmente a partir de subsídios propostos pelas próprias dioceses e paróquias”, diz a nota da Comissão para a Liturgia.

Sempre que possível, porém, as pessoas devem acompanhar as celebrações da do Tríduo Pascal e da Páscoa que são transmitidas on-line.

Confira os materiais e indicações para cada dia:

Quinta-feira Santa

Neste dia, a Igreja dá início ao Tríduo Pascal, no qual se celebra o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, mistério central da nossa fé e centro do Ano Litúrgico. No primeiro dia do Tríduo celebramos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e o mandamento do amor, com o gesto de lava-pés.

ACESSE O ROTEIRO

Sexta-feira Santa

Neste dia, a Igreja nunca celebra a Eucaristia, mas adora a Santa Cruz, celebrando a sua origem do lado de Cristo que nela morre e nesse trono real dá a salvação à humanidade. Nas casas, as famílias voltam seu olhar para aquele que foi crucificado por nós. O rosto de Jesus, contemplado na cruz, é um rosto desfigurado porque está carregado do pecado do homem, mas é ao mesmo tempo um rosto transfigurado, porque os seus olhos permanecem fixos no Pai, em cujas mãos se abandona. Para a celebração, o roteiro indica que seja colocada em algum lugar externo da casa (porta, janela ou varanda), bem visível, uma cruz com pano vermelho.

ACESSE O ROTEIRO

Sábado Santo

Dia de recolhimento, no Sábado Santo, a Igreja permanece junto do Sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte, a sua descida à mansão dos mortos (1Pd 3,19), esperando na oração e no jejum a sua ressurreição’ (Paschalis Sollemnitatis, n. 73). Ajudarão a bem viver esse dia, de acordo com a Comissão para a Liturgia da CNBB: a oração do Ofício Divino, uma Celebração da Palavra em família (conforme subsídio “Igreja em Oração” – Abril 2021, pág 44) ou outra oração da piedade popular como, por exemplo, a meditação das Sete Dores de Nossa Senhora ou a Via-sacra. O momento do Ofício Divino na manhã de sábado é realizado num local despojado de flores, toalha, velas, cruz, etc.

ACESSE O ROTEIRO

Domingo da Páscoa

Na grande celebração da ressurreição de Jesus, o Roteiro Celebrar em Família sugere que, onde for possível, colocar em algum lugar externo da casa (porta, janela ou varanda), bem visível, uma linda toalha branca e um vaso de flores. Também indica que seja preparado um pequeno recipiente de vidro com água e um raminho para a aspersão da família; uma vela maior enfeitada com uma cruz e inscrito o ano de 2021. A sugestão é que a celebração aconteça antes do almoço ou do jantar e assim seja preparar uma toalha festiva para a mesa e um prato saboroso.

ACESSE O ROTEIRO

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários