Com boa organização é possível concretizar metas na vida pessoal e profissional

Confira as dicas de Lincoln Firoozmand, consultor de carreira, doutorando em Ciências Sociais Aplicadas

Pixabay

Seja no início, no meio ou no fim do ano –  é sempre tempo para planejar um itinerário com novas metas e identificar os objetivos para a vida – seja no âmbito pessoal, familiar, financeiro ou profissional.

Economizar dinheiro, adquirir um bem, buscar novos conhecimentos, cuidar da saúde, evoluir profissionalmente, abrir o próprio negócio ou viajar são alguns dos principais desejos dos brasileiros. O planejamento é o melhor caminho para a conquista e realização.

O SÃO PAULO apresenta dicas para traças metas e objetivos, e, sobretudo, tirá-las do papel e colocá-las em prática

OBJETIVOS E METAS

Lincoln Firoozmand, consultor de carreira, doutorando em Ciências Sociais Aplicadas e coach explicou a diferença entre objetivo e meta.

“Em linhas gerais, podemos dizer que objetivo é aquilo que você deseja alcançar, são os sonhos que se pretende realizar. Já a meta compreende o tempo e os meios que serão utilizados para conquistar um determinado objetivo. Por essa razão, é importante que ele seja específico, mensurável, relevante, alcançável e temporal.”, afirmou. “O objetivo é o que você quer alcançar e as metas estipulam os passos e prazos para a realização do objetivo”, detalhou.

O consultor enfatizou que é importante colocar as metas e objetivos no papel. E, que quanto mais detalhistas formos nas prioridades, maior a probabilidade para que os objetivos se realizem, disse, pontuando um passo a passo a ser seguido:

  • Defina prioridades, trabalhe com possibilidades factíveis;
  • Especifique os seus objetivos, tenha clareza do que realmente deseja;
  • Torne-o mensurável – monitore a evolução de cada etapa para ter a certeza de que está no caminho certo;
  • Defina prazos; a curto, médio e longo prazo;
  • Esteja aberto para mudanças de rota caso seja necessário.

Outra dica para cumprir as metas, é anotá-las em um  papel, no celular ou em um local visível de casa ou do escritório. Dessa forma, será constantemente lembrado daquilo que planejou e também terá mais ânimo para colocá-las em prática!

PROPÓSITO DE VIDA

Quem deseja alcançar novos objetivos e metas, superar dificuldades e ter mais sucesso, tanto na vida profissional quanto na pessoal, o caminho é aprender a estabelecer as metas com organização e clareza.

O especialista destacou a necessidade de ter-se clareza e estar consciente de como os objetivos estão interligados com o propósito de vida.

“Boa parte das pessoas, por exemplo, está infeliz no trabalho ou na vida pessoal, justamente por deixar de viver os seus objetivos para viver os objetivos dos outros”, pontuou.

ESTABELEÇA PRIORIDADES

O planejamento é uma rota que direciona os passos a serem dados com clareza e objetividade. Traçar metas e objetivos deveria ser uma prioridade na vida de todos, pois, é uma forma de priorizar ações e evitar desgaste físico, emocional e financeiro.

Para cada área, Lincoln destaca dicas práticas:

Pessoal: Invista na sua formação. Busque cursos, se qualifique, amplie a sua rede de networking. Não pare! Por exemplo, se está em busca da realização dos sonhos (casa própria, carro, faculdade, emprego melhor…): Sonhar é acordar-se para dentro. Desperte em você o que há de melhor e viva intensamente.

Profissional: Seja o protagonista da sua carreira. Não espere a empresa dizer o que precisa ser feito, corra e faça!

Financeira: Equilibre seus gastos pessoais. Baixe um Aplicativo ou tenha uma planilha simples com todas as suas receitas e despesas. Lembre-se: Dívida não é progresso!

Espiritual: Se conecte com o seu “eu” interior. Busque por práticas meditativas e se conecte com aquilo que faz sentido para você.

TRANSIÇÃO DE CARREIRA

Firoozmand, destacou que nessa retomada da pandemia o brasileiro é quem mais repensa a carreira profissional, estando atrás apenas dos indianos. De cada 10 brasileiros, 7 estão pensando em mudar de carreira.

Quem está buscando uma melhor oportunidade de trabalho precisa:

  • Ter clareza do que realmente quer,
  • Focar nos seus talentos,
  • Não parar de estudar,
  • Tenha um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que lhe possibilite pensar de forma estratégica em todo e qualquer momento da carreira.
Lincoln Firoozmand (arquivo pessoal)

NÃO PROCRASTINAR

A maneira como investimos ou desperdiçamos o tempo influi diretamente na produtividade e no resultado do que se almeja. Deixar de lado a procrastinação contribui para a concretização dos sonhos.

“Nosso cérebro foi programado para não gastar energia. Portanto, quanto menos esforço ele fizer, melhor será. O ato de procrastinar tem muito a ver com isso (impacto versus esforço). É preciso compreender que nem tudo sairá do jeito que programamos, e tudo bem”, afirmou Firoozmand, ressaltando que as “dificuldades irão surgir, muitas vezes, inerentes à sua própria vontade. Não desista!”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários