Jornal O São Paulo Jornal O São Paulo

Comunicadores participam do 27º Encontro da Pascom do Regional Sul 1 da CNBB

Mais de 120 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) das dioceses e arquidioceses do estado de São Paulo viveram, durante três dias, um encontro marcado pela espiritualidade, pelo serviço e por uma profunda comunhão. Reunidos no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), eles refletiram, rezaram, formaram-se e partiram renovados para a missão de comunicar com o coração.

No entardecer da sexta-feira, 21, o silêncio sagrado do Mosteiro de Itaici foi tocado pela alegria de reencontros e novos rostos ao abrir do 27º Encontro Estadual.

A Eucaristia inaugural foi presidida pelo Padre Danilo Teixeira da Silva, Assessor de comunicação da Diocese de Bragança Paulista: Não estamos aqui por uma agenda cuidadosamente preparada, mas porque fomos alcançados por uma vocação”.

Inspirados pelo Evangelho de Mateus (cf. 12, 46-50), os agentes de comunicação foram convidados a ver a verdadeira família que nasce da escuta; a mansidão, virtude de quem sabe ouvir, foi apresentada como caminho espiritual.

DIA REPLETO DE ATIVIDADES

A programação do sábado, 22, começou com missa presidida pelo Padre Jefferson Aparecido da Silva, Assessor eclesiástico da Pascom da Arquidiocese de Campinas, sacerdote jovem e engajado, com experiência em comunicação e missão.

Ele lembrou que “comunicar com o coração” é deixar Deus falar primeiro em nós, permitindo que a mansidão e a escuta guiem nossa missão.

Após a missa e um momento de confraternização ao redor da mesa comum, os participantes se dividiram para oficinas de formação profunda:

Coordenadores diocesanos foram conduzidos pelo Padre Fabiano Roberto Silva dos Santos, que refletiu sobre “Liderança positiva e continuidade na missão”. Sacerdote da Arquidiocese de Uberaba (MG) e assessor da Pascom local, ele inspirou os coordenadores a liderar com sabedoria, afeto e visão para a missão comunicativa.

Para os agentes de pastoral, aconteceram duas oficinas:

1. LGPD e direito de imagem, conduzida pelo Padre Wanderson Cintra, da Diocese de Jundiaí, tema essencial para comunicadores católicos que lidam com fotos, vídeos e dados na Igreja.

2. Gestão de pessoas e entrevistas jornalísticas, com Fernando Geronazzo (foto), da Arquidiocese de São Paulo, abordando a ética, a responsabilidade e o estilo de escuta que marca a comunicação evangelizadora.

VOCAÇÃO ENRAIZADA NO EVANGELHO

No domingo, 23, Solenidade de Cristo Rei, o encontro chegou ao seu ponto culminante. A Eucaristia de encerramento foi presidida pelo Padre Rubens, assessor de comunicação da Diocese de São Carlos. Ele convidou todos a redescobrir Cristo como centro da vida, lembrando que nosso Deus reina não com coroas preciosas, mas com cravos e espinhos — símbolo de sacrifício, amor e mansidão.

A liturgia trouxe um convite profundo: sermos agentes de esperança, testemunhas luminosas desse Rei humilde que se fez próximo. Ao perdermos o medo da cruz, abraçamos uma missão nova: levar a luz de Cristo por onde passarmos.

O final da missa foi marcado pelo Rito de Envio da Pascom. Não se tratou apenas de um ato ritual, mas de um compromisso público, assumido diante de Deus e da comunidade, de evangelizar pelos meios de comunicação com fidelidade, mansidão e espírito missionário.

A bênção, a entrega da cruz e as promessas feitas pelos ‘pasconeiros’ expressam que comunicar na Igreja não é uma tarefa técnica, mas uma vocação enraizada no Evangelho. Ao dizerem “É de todo o coração que assumimos esse compromisso”, os agentes reafirmaram que sua missão é ser ponte, gerar encontro, diálogo e proximidade — exatamente como Jesus fez.

ENCERRAMENTO DAS OFICINAS

No encerramento das oficinas, o Padre Fabiano fez memória desses três dias tão intensos e fecundos e convidou os participantes a olhar para dentro e reconhecer que todos chegaram trazendo algo na bagagem: cansaços, medos, expectativas, alegrias… Mas, ao longo do encontro, foram discernindo, esvaziando e reorganizando e retornam levando apenas o essencial.

(A partir do texto de Ana Corazza, da Arquidiocese de Campinas, publicado no site do Regional Sul 1 da CNBB)

Deixe um comentário