Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Diácono seminarista Fabiano Henrique relata sobre a grande vitalidade cristã da Diocese de Marabá (PA)

Nas últimas semanas, o jornal O SÃO PAULO deu destaque em seu site às experiências missionárias no território amazônico de diáconos seminaristas da Arquidiocese de São Paulo: Leonardo de Oliveira Leopoldo e Vinícius Pinheiro Nunes, que estiveram na Diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM); e Victor Silva Natali, enviado à Diocese de Marabá (PA).

Para encerrar a série de reportagens com os quatro seminaristas que receberam a ordem diaconal em dezembro de 2025 pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, o destaque desta vez será para o Diácono seminarista Fabiano Henrique da Silva, 46, que ao longo do mês de agosto esteve em Marabá, mais especificamente na Paróquia Bom Jesus do Tocantins (PA), da cidade de mesmo nome, uma das 30 paróquias desta diocese, pertencente ao Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Diácono seminarista Fabiano Henrique relata sobre a grande vitalidade cristã da Diocese de Marabá (PA) - Jornal O São Paulo
Fotos: Arquivo pessoal

O CATOLICISMO AINDA PREDOMINA

O Diácono seminarista contou à reportagem que a Diocese de Marabá é majoritariamente rural, e a maioria das pessoas professa a fé católica, um cenário, porém, que pode mudar nos próximos anos.

“Conforme um levantamento estatístico (com metodologia científica) citado pela Diocese de Marabá em um curso de atualização do clero, os católicos estão em claro viés de decréscimo, perdendo espaço sobretudo para os ‘sem religião’ (ateus) e os protestantes de cunho pentecostal”, lembrou.

De todo modo, a força dos católicos na realidade local é percebida na matriz da Paróquia Bom Jesus do Tocantins e em suas comunidades: “Há muita participação nos eventos paroquiais, existem muitas crianças na catequese e muitos jovens na Crisma e grupos de coroinhas e acólitos bem vigorosos”.

Diácono seminarista Fabiano Henrique relata sobre a grande vitalidade cristã da Diocese de Marabá (PA) - Jornal O São Paulo

Um dos eventos de maior destaque na cidade é o Aviva jovem, “uma espécie de retiro anual promovido pela Paróquia e pela Renovação Carismática Católica (RCC), que arregimenta muitos jovens para um acampamento em uma fazenda local, a fim de realizar um retiro querigmático de conversão que tem produzido muito bons frutos entre os jovens”.

Diante destes fatos, Fabiano assegurou que “trata-se de uma paróquia com grande vitalidade cristã, seja nos movimentos, seja nas pastorais e nas ações paroquiais. É realmente uma comunidade cristã viva e ‘vitalizante’”.

PIEDADE POPULAR E VIDA SACRAMENTAL

Dois aspectos da fé do povo local surpreenderam positivamente o Diácono seminarista: “As devoções populares – sobretudo o Círio de Nazaré – e a aderência aos sacramentos. Algo que em si mesmo não é errado, pois o próprio magistério da Igreja e a CNBB reconhecem o justo valor cultural e a expressão do sensus fidei das devoções populares. Percebi, porém, que lá não existe o perigo de uma interpretação equivocada dessas devoções em detrimento do valor salvífico dispensado nos sacramentos. É típico dos grotões mais afastados aceder fortemente às devoções populares. Sobretudo onde há pouca assistência do clero, o povo se apega muito às devoções como expressão da fé católica, não dando tanto valor aos sacramentos, causando uma espécie de alienação ou ignorância dos sacramentos como sinais de salvação”.

Ao perceber que na Paróquia em que esteve estas situações não ocorriam, o Diácono seminarista pôde concluir que os fiéis possuem “uma consciência madura do valor dos dois elementos constitutivos da expressão da fé católica: os sacramentos e as devoções populares”.

Diácono seminarista Fabiano Henrique relata sobre a grande vitalidade cristã da Diocese de Marabá (PA) - Jornal O São Paulo

Ainda de acordo com Fabiano, os grupos mais pujantes na Paróquia Bom Jesus do Tocantins são o movimento para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a Pastoral dos Coroinhas e Acólitos: “São movimentos fortes e com bastante apelo, tanto entre os jovens e adolescentes quanto entre os idosos. Todos respeitam e participam muito bem, trabalhando também em outras pastorais”.

O Diácono seminarista também enfatizou que a Paróquia Bom Jesus possui “uma clara e saudável linha de fé conservadora católica, não tradicionalista, mas sim tradicional. Eu me refiro a tudo aquilo que é costume e prática católica consagrada ao longo dos séculos, como, a título de exemplo, a tradição do “Tenebrarium” na Semana Santa, um costume antiquíssimo, o qual já caiu em desuso em diversas dioceses brasileiras”.

Diácono seminarista Fabiano Henrique relata sobre a grande vitalidade cristã da Diocese de Marabá (PA) - Jornal O São Paulo

O SACERDÓCIO COMO UMA GRANDE DOAÇÃO DE AMOR

Questionado sobre como esta experiência de missão poderá contribuir para esta etapa final de sua preparação até a ordenação sacerdotal, o Diácono seminarista Fabiano acredita que leva como grande aprendizado “o exercício do amor e diaconia pela porção do povo de Deus onde o Senhor Jesus Cristo me plantar por intermédio dos pastores e autoridades da Igreja particular de São Paulo, sempre em comunhão com a Sé de Pedro, em Roma”.

Para seu futuro ministério presbiteral, ficou como lição “a necessidade de tratar o povo de Deus com grande amor, serviço sacrifical e simplicidade, tendo como única motivação a manutenção e a dilatação da fé católica nos corações, nas famílias e na sociedade; exercer sempre o sacerdócio como uma grande doação de amor, tal qual o lema sacerdotal que escolhi: ‘Salvar sempre, tudo vencendo pelo amor’”.

Diácono seminarista Fabiano Henrique relata sobre a grande vitalidade cristã da Diocese de Marabá (PA) - Jornal O São Paulo

Deixe um comentário