Dioceses realizam iniciativas de reflexão e oração em torno da programação do ano vocacional 2023

A missão de todo vocacionado e vocacionada nada mais é do que continuar no mundo a missão de Jesus” (Texto-Base do Ano Vocacional, nº. 185).

Fotos: CNBB

O Ano Vocacional 2023 começou em toda a Igreja no Brasil no dia 20 de novembro de 2022, na Solenidade de Cristo, Rei do Universo, dia dos Cristãos Leigos e Leigas. Desde então várias iniciativas estão surgindo com o objetivo de promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus.

Em Campo Grande (MS) aconteceu, em janeiro, a apresentação do 3º Ano Vocacional do Brasil aos catequistas da Forania Leste da arquidiocese. A atividade, organizada pelo Serviço de Animação Vocacional da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, reuniu dezenas de leigos e leigas, num um momento especial para lançar os objetivos específicos e juntos, buscar ações concretas para este ano.

Na diocese de Luz (MG) houve uma ação missionária na região pastoral Santa Rita de Cássia, cidade de Arcos, entre os dias 15 e 22 de janeiro.  A iniciativa envolveu as forças vivas da comunidade, pastorais e movimentos, os seminaristas diocesanos e presbíteros da diocese mineira. A temática, lema e identidade visual da missão foram construídos em consonância com o Ano Vocacional do Brasil e, como os discípulos de Emaús, os missionários colocaram-se dois a dois com os pés à caminho para, a partir dos corações que ardiam, fazer anunciado o Reino e cumprindo o mandato de Jesus do “ide”.

Na diocese de Patos (MG), a Paróquia São Sebastião, da cidade de Catingueira está realizando diversas ações. A motivação do Ano Vocacional é linha de ação transversal na comunidade local. Entre os dias 10 e 20 de janeiro, a Paróquia celebrou os festejos do padroeiro, São Sebastião, que também é patrono da cidade. Durante as atividades, aconteceu a entrega dos ícones do Ano Vocacional às 11 comunidades da Paróquia. O bispo diocesano de Patos, dom Eraldo Bispo da Silva, participou da programação e recebeu o símbolo que traz a mensagem dos “Corações ardentes, pés a caminho”.

diocese de Santo Ângelo (RS) lançou, em comunhão com o 3º Ano Vocacional do Brasil, na Romaria ao Santuário de Caaró, o ano diocesano das vocações e juventudes. A celebração contou com a presença do bispo diocesano, dom Liro Meurer, diversos padres, religiosas e seminaristas. Os momentos formativos também são intensos na diocese que está na região das Missões Jesuíticas.

Coroinhas de diversas paróquias da Região Pastoral Carpina, na diocese de Nazaré (PE), participaram de uma concentração na Igreja Matriz de São José, em Carpina. Na ocasião, foram acolhidos o ícone de São Tarcísio e a Cruz da Jornada Diocesana dos Coroinhas (JDC), que será realizada no próximo ano, na Paróquia São José de Carpina. Organizado pela equipe diocesana dos Coroinhas, o encontro contou com o rito de acolhida e um momento de reflexão. A abertura foi feita pelo salesiano Pedro Henrique, que recebeu todos em nome do padre Herison Leandro. Em seguida, o seminarista Edvan da Silva realizou um momento de partilha sobre o tema do 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil: “Vocação: Graça e Missão”.

Com a celebração da Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, dom Arnaldo Carvalheiro Neto, teve início o 3º Ano Vocacional na diocese de Jundiaí (SP). Na mesma ocasião, iniciou-se a peregrinação do ícone pelas paróquias da diocese, sendo uma das várias iniciativas previstas para acontecer até novembro de 2023. A partir dessa iniciativa, o Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional (SAV-PV) deseja que os fiéis católicos, especialmente as crianças, os adolescentes e os jovens tenham a oportunidade de viver essa cultura vocacional, especialmente nesse ano dedicado às vocações.

Edições CNBB

A editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Edições CNBB, lançou recentemente o manual do 3º Ano Vocacional do Brasil. A publicação reúne todos os subsídios e foi preparado para auxiliar as comunidades na reflexão e no aprofundamento do tema: “vocação: graça e missão” e do lema “corações ardentes, pés a caminho.

O manual pode ser adquirido no site (aqui).

Fonte: CNBB

Leia mais
3º Ano Vocacional do Brasil é pauta na Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ)
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários