‘Do Like ao Amém’: CNBB realiza 1º encontro de missionários digitais

80 ‘missionários digitais’ participam do evento, no sábado, 13, promovido pelas Comissões para a Juventude e para a Comunicação Social
Jovens Conectados

Atenta à evangelização nas redes sociais e motivada em gerar comunhão entre os popularmente conhecidos como “influenciadores digitais” católicos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu no sábado, 13, o 1º Encontro Nacional de Missionários Digitais no Brasil.

O evento, realizado em Aparecida (SP), foi organizado pela Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, em colaboração com a Comissão Episcopal para a Juventude e em parceria com os projetos de evangelização Santa Carona, Igrejeiros, Soul Shine Branding, Pascom Brasil e Jovens Conectados.

Com o tema “Lançai vossas Redes”, inspirado no Evangelho segundo Lucas, e o lema: “Do Like ao Amém”, o encontro reuniu cerca de 80 “missionários digitais”, termo com o qual a Santa Sé se refere àqueles que promovem alguma ação evangelizadora nas plataformas digitais.

O encontro é fruto de um desejo mútuo de conhecimento entre missionários digitais na busca por estreitar laços. “As motivações para o evento estão pautadas na ação evangelizadora da Igreja, em seu desejo de acompanhar todas as pessoas e movimentos que querem anunciar a Boa Nova do Evangelho. Nesse sentido, descobrimos um novo continente, o ‘continente digital’, no qual os cristãos, em sua maioria jovens, estão desbravando novos espaços e anunciando, a seu modo, sua fé”, explicou ao O SÃO PAULO o Padre Tiago Síbula, Assessor da Comissão Episcopal para a Comunicação. Ele ressaltou, ainda, que a Igreja, em sua essência, é missionária, e, por isso, acompanhar os missionários digitais é fundamental.

ESCUTA

A programação começou com uma missa celebrada na Capela dos Apóstolos, localizada no interior do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, e prosseguiu com palestras, momentos de escuta, participação e mesas-redondas com a metodologia da “Conversa no Espírito”, a mesma utilizada pelo recente Sínodo sobre a Igreja sinodal.

Entre os conferencistas, destacou-se o Secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, Monsenhor Lucio Adrian Ruiz, que também participou do 8º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, realizado entre os dias 12 e 14, também em Aparecida.

Monsenhor Ruiz fez um apanhado histórico do projeto “A Igreja te Escuta”, iniciativa da Santa Sé que surgiu com o objetivo de levar a “escuta sinodal” aos espaços digitais, garantindo que ninguém seja excluído do maior processo de escuta da Igreja de todos os tempos.

O Secretário do Dicastério para a Comunicação reforçou o desejo de aproximação da Igreja com os missionários digitais, motivando-os a tomarem cada vez mais consciência de seu papel evangelizador no ambiente digital.

O encontro também contou com reflexões conduzidas por Guilherme Cadois, do Santa Carona, que apresentou o caminho percorrido para a realização do evento; e Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo da Diocese de Guarapuava (PR) e Referencial para os Missionários Digitais na CNBB, sobre o tema “Comunicadores da Esperança”.

DIÁLOGO

Entre os convidados esteve o jornalista Fabiano Fachini, estrategista para mídias digitais católicas. “Este encontro foi uma oportunidade para o diálogo. Um momento de escuta e partilha entre os missionários digitais, bispos e padres. Encontros assim criam pontes e resultam em sinodalidade e em evangelização”, frisou.

A jovem Maria Teresa Rosa realiza um trabalho catequético em seu perfil no Instagram, voltado à prevenção de abusos, formação vocacional e espiritualidade católica. “Para mim, foi surpreendente termos a presença dos bispos e padres assessores de comunicação da CNBB e do Secretário do Dicastério para a Comunicação o tempo todo conosco, vivendo todos juntos o verdadeiro espírito sinodal de oração, transparência, liberdade e escuta mútua, para juntos buscarmos caminhos de unidade para que a missão seja vivida em comunhão, não obstante as particularidades de cada um”, relatou.

A missionária reforçou que a presença dos leigos no mundo digital foi reconhecida como manifestação da vocação evangelizadora de todo batizado e confirmada como missão eclesial. “Sem dúvida, foi um dia muito marcante para cada um que esteve lá e que dará muitos frutos para a Igreja no Brasil. Foi um primeiro passo de uma longa caminhada!”, completou.

PROXIMIDADE

O jovem Raylson Oliveira, bacharel em Teologia, pregador e formador na Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Campo Limpo (SP), ressaltou a importância da iniciativa. “Percebi que aquilo que começou de maneira muito simples, para alguns até como se fosse uma brincadeira, vai ganhando um tom cada vez mais sério e a Igreja percebe como isso é importante e quer acompanhar de perto”, destacou.

Ainda segundo Raylson, a presença do Monsenhor Lucio Ruiz no encontro é um sinal da proximidade do Papa e da Santa Sé que os confirma na missão. Ele também sublinhou a reflexão feita por Dom Amilton, chamando-os a comunicar a esperança.

“As redes sociais, muitas vezes, transformam-se nesse ‘ringue’ digital por causa de discursos que geram maior audiência. Portanto, querendo ou não, algumas pessoas podem se tornar reféns da audiência e se utilizarem de mecanismos, de ferramentas que não são tão virtuosas para que possam crescer no seu engajamento. Essa reflexão é muito necessária, principalmente em um Brasil bastante polarizado… É importante que os cristãos que estão presentes nas redes sociais possam comunicar esperança”, disse Raylson.

Padre Tiago Síbula avaliou positivamente a realização deste primeiro encontro: “Demos um grande passo, correspondendo ao chamado do Papa Francisco de que todos sejam ouvidos. Como artesãos de comunhão, propomos o diálogo e o acompanhamento de todos que desejam viver e anunciar o Evangelho”, concluiu.

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