
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO
Na sexta-feira, 4, a ExpoCatólica foi palco do 2º Encontro Nacional dos Missionários Digitais, grupo de católicos que evangeliza na internet, com o tema “‘Que todos sejam um’ (Jo 17,21) – Do like ao amém”.
Esse grupo tem sido acompanhado de forma mais próxima pela Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promovendo a comunhão, unidade e formação dos que se dispõem ao anúncio do Evangelho no ambiente digital.

Participou do encontro o Monsenhor Lúcio Ruiz, Secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé. O Sacerdote recordou que “missão digital não é estar apenas nas redes sociais, mas pensar a missão nessa era digital, o que vai além do ambiente da internet, e diz respeito à catequese das crianças, às homilias e tudo o que envolve a Igreja”. Ele também comentou que “o digital não é um instrumento, mas uma cultura, pois o instrumento se usa; já a cultura, se habita!”.
FUTURO DA EVANGELIZAÇÃO
O Cardeal Odilo Pedro Scherer também foi um dos convidados. Em um bate-papo descontraído com os missionários digitais, o Arcebispo de São Paulo falou sobre sua relação com as mídias sociais e como os missionários digitais podem colaborar com a missão nas paróquias e comunidades.

“Tenho muito apreço por esta iniciativa de reunir, aqui, os Missionários Digitais. Eu observava que quase todos são muito jovens e isso significa muito para o futuro da Igreja. O futuro da Igreja e da evangelização passa muito por este espaço de encontro, de comunicação, de interação… Fico feliz também que vocês percebam que a Igreja está interessada, e que os apoia, quer ajudá-los, para que vocês possam desempenhar a sua missão de missionário digitais”, refletiu.
O evento ainda contou com painéis temáticos que abordaram saúde mental, espiritualidade, formação, criatividade, sustentabilidade financeira, networking e outros assuntos relacionados à missão no ambiente digital.
Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo de Piracicaba (SP), presidiu a missa de encerramento e envio do encontro. Na homilia, ele reforçou a necessidade da presença da Igreja no ambiente digital a partir de missionários fiéis a Deus e à Igreja.

“O ambiente das redes sociais não pode ser estranho para a Igreja. Ela não pode estar distante e separada desse ambiente. Ao contrário, a Igreja deve estar inserida aí dentro. Se em outros tempos nós falávamos de missionários que deixavam a sua terra e iam para outras terras – e nós fomos evangelizados porque outros tiveram a coragem de fazer isso –, nos tempos atuais nós também precisamos de missionários digitais”, afirmou o Bispo.
Ao final, Padre Tiago Síbula, Assessor da Comissão de Comunicação da CNBB, reforçou que “todo batizado é um missionário por excelência, desde a sua casa, no trabalho, no seu local de fé e, inclusive, no ambiente digital, no qual somos chamados a dar testemunho” e que, para isso, “basta amar Jesus, ouvir a Igreja e seguir a missão onde quer que esteja”.
Por Robson Landim
Especial para O SÃO PAULO