Eleita a presidência do novo Regional Leste 3 da CNBB

A criação do regional Leste 3, composto pela arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus, foi ratificada durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano

CNBB

O regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Conselho Episcopal Regional (Conser), reuniu-se e realizou no dia 25 de maio a eleição de sua presidência para o triênio (2021-2023). O encontro ocorreu no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Vitória (ES).

A presidência do regional Leste 3 ficou assim constituída:

Presidente: Dom Dario Campos, Arcebispo de Vitória (ES);

Vice-presidente: Dom Paulo Bosi Dal’Bó, Bispo de São Mateus (ES);

Secretário: Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES);

Secretário Executivo: Padre Roberto Marcelino de Oliveira.

Eleita e empossada, a nova presidência exercerá seu trabalho por um período de três anos, ou seja, de 25 de maio de 2021 a 24 de junho de 2023.

O presidente do regional Leste 3, Dom Dario Campos, afirmou que “o sentimento é de serviço e disposição junto com os irmãos das demais Dioceses”. Já o vice-presidente, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, salientou que é chegada a hora “do novo jeito de ser Igreja e do novo jeito de ser regional, sendo uma grande oportunidade para que se dê maior visibilidade à beleza e à riqueza que temos na Igreja capixaba”.

Durante o encontro, os bispos e coordenadores de pastoral também concluíram a leitura e aprovação do regimento interno; a previsão mensal de despesas; definiram a data da próxima reunião e outros assuntos importantes para que o processo de estruturação aconteça de forma organizada.

O próximo passo da equipe será o de organizar as Comissões Episcopais de Pastoral que devem ser formadas por padres, leigos, diáconos, religiosos e religiosas.

O regional

A criação do regional Leste 3, composto pela arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus, foi ratificada durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano.

A proposta para criação do regional Leste 3 teve início em 2019 e foi pauta da reunião do Conselho Pastoral do regional Leste 2 e submetida e aprovada pelo Conselho Permanente da CNBB em 2020.

A criação do regional Leste 3 tem por objetivos a colegialidade da ação comum, o estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; favorecer a construção de uma pastoral orgânica, a partir das características das Comunidades Eclesiais de Base, com os organismos de comunhão, marca evangelizadora da Igreja capixaba; coordenar as atividades em sintonia com a CNBB e a Santa Sé; e animar a dimensão social da evangelização a partir da realidade capixaba.

No projeto de criação, os bispos afirmam que estão conscientes de que o regional Leste 3 será o menor da CNBB, mas reafirmam a certeza de que a Igreja no Estado do Espírito Santo tem um modo peculiar, por isso sentiram a necessidade de tratar as questões regionais que impactam diretamente a ação evangelizadora nesse território.

Entre as oportunidades e forças vislumbradas com a criação do novo regional, o projeto aponta ainda o favorecimento para a criação de novas dioceses, a otimização das formações com o encurtamento de distâncias, melhor organização entre as coordenações de pastorais e movimento, a redução de custos etc.

(Com informações de CNBB)

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter