Em live das Edições CNBB, Dom Odilo fala sobre a teologia da liturgia, de Ratzinger

As Edições CNBB promoveram na tarde da segunda-feira, 15, uma transmissão ao vivo (live), sobre a obra “Teologia da Liturgia”, de Joseph Ratzinger, o Papa emérito Bento XVI. Os convidados foram o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Presidente da Sociedade Ratzinger Brasil, e o Monsenhor Antonio Luiz Catelan, que coordena a edição brasileira das “Obras Completas”, de Joseph Ratzinger.

(crédito: Reprodução da internet)

Segundo o Monsenhor Catelan, a live teve o objetivo de divulgar as obras completas do Papa emérito Bento XVI e sua teologia no Brasil. O encontro virtual abordou o primeiro volume de sua obra, traduzida e publicada, no Brasil, pelas Edições CNBB, em parceria com a Sociedade Ratzinger Brasil.

“A matéria que escolhi foi a teologia fundamental, porque, antes de tudo, eu queria ir ao fundo da questão: por que cremos? Mas a essa questão, desde o início, outra foi intrinsecamente incluída, a da resposta correta a ser dada a Deus e, portanto, a questão sobre o culto divino. A partir daqui se deve entender o meu trabalho sobre a liturgia”, escreveu Joseph Ratzinger, na introdução do livro “Teologia da Liturgia – o fundamento sacramental da existência humana”.

SOCIEDADE RATZINGER BRASIL

A obra foi publicada originalmente em alemão, em 2008, e dez anos depois traduzida para o português pelas Edições CNBB. Os trabalhos de publicação e edição no Brasil foram coordenados pela Sociedade Ratzinger Brasil. Participaram desses trabalhos outros bispos, como o Cardeal Orani Tempesta, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Dom Jaime Spengler, Dom Murilo Krieger e Dom Pedro Carlos Cipollini.

“A Sociedade Ratzinger Brasil é uma entidade criada por um grupo de bispos na CNBB e alguns padres para difundir no Brasil a obra do Papa Ratzinger. Um grande teólogo, que escreveu muito antes de ser Papa e estar engajado no serviço da Santa Sé, e mesmo depois de ser eleito Pontífice. Um grande escritor de obras de Teologia, sendo que há muita coisa que não foi conhecida nem publicada no Brasil ainda”, disse Dom Odilo, na live. 

TEOLOGIA E LITURGIA

Segundo o Cardeal Scherer, os textos litúrgicos de Ratzinger são todos teologicamente embasados.

“Aquilo que rezamos é conforme aquilo que cremos. Portanto, a Teologia, que é a exposição e compreensão da fé, não pode estar separada da liturgia que reza a fé, porque, do contrário, a Teologia ‘voa por conta própria’ e se separa daquilo que é a vida da Igreja.”

A edição brasileira traz uma apresentação inicial de Dom Odilo. Ao fim da live, o Arcebispo de São Paulo disse que estudar essa obra é uma boa oportunidade de formação litúrgica. “Gostaria de recomendar a todos os que puderem que leiam o texto do Papa Ratzinger, pois isso, sem dúvida, será um enriquecimento para a formação e vivência litúrgica”, concluiu.

A live está disponível no YouTube das Edições CNBB.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários