Em livro, pessoas em situação de rua contam suas experiências na Pandemia

A obra reúne mais de 60 textos que são resultados do Concurso Literário da Biblioteca do Arsenal da Esperança

Foto: José Luiz Altieri Campos

No dia 8, no Arsenal da Esperança, casa que acolhe diariamente 1,2 mil homens em situação de rua, aconteceu o lançamento do livro “Desafios de uma pandemia – Histórias que ninguém conta”.

Cada uma das mais de 67 mil pessoas já acolhidas no Arsenal, guardam alguma memória de sua passagem pela casa. Mas, para as que estiveram no último período, ficará certamente marcado o enfrentamento da COVID-19.

O livro reúne mais de 60 textos – entre contos, poemas, músicas e crônicas – que trazem ao leitor um pouco da perspectiva de quem viveu esse tempo tão complicado em situação de rua.

CONCURSO E EXPOSIÇÃO  

Os textos são o resultado do Concurso Literário da Biblioteca do Arsenal. O concurso, que acontece desde 2007, este ano foi realizado com a colaboração da entidade judaica Mitzvah Day Brasil e virou um livro por iniciativa de Patrícia Strebinger, responsável pela ONG Banho de Esperança.

A obra também contou com a participação da fotógrafa Mônica Zanon, responsável pela capa, por parte das fotos do livro e também pela exposição com os textos do concurso e as fotografias que retratam a situação de rua. A exposição, que começou em outubro, percorrerá estações do Metrô de São Paulo até fevereiro de 2022.

UNIÃO E PARCERIA

O evento da noite do dia 8, que segue o lançamento anterior ocorrido na sede da Congregação Israelita Paulista (CIP), no dia 30 de novembro, selou ainda mais a colaboração entre o Arsenal da Esperança e a CIP.

“Um lugar como esse [o Arsenal] que, além das necessidades básicas, devolve a todas as partes [acolhidos e benfeitores] a arte da vida, muda o mundo. E por isso eu quero mais uma vez expressar a minha gratidão, minha admiração e minha devoção, e deixo aqui registrado que a Congregação Israelita Paulista, que eu represento […], a partir de hoje se coloca à total disposição para colaborar com esse sagrado projeto”, disse o Rabino Dr. Ruben Sternschein, da CIP.

Também participaram do evento alguns dos escritores, entre os quais Cleidiomar César Fortunato e Milton Paulino, que declamaram os textos que fizeram.

A aquisição do livro pode ser feita no Arsenal da Esperança (Rua Dr. Almeida Lima, 900, Mooca) ou pelo site www.desafiosdeumapandemia.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2292-0977.

A gravação do evento está disponível no canal do YouTube do Arsenal da Esperança:

(Com informações do Arsenal da Esperança)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários