Em romaria, agentes da Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 são chamados à compaixão com os enfermos

Romeiros participaram de missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no sábado, 11

Fotos: Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou no sábado, 11, a sua 18ª. Romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, para celebrar o Dia de Nossa Senhora de Lourdes e o 31o Dia Mundial do Enfermo.

A missa, foi presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo de Presidente Prudente e Referencial da Pastoral da Saúde no Regional Sul 1, tendo entre os concelebrantes o Padre João Inácio Mildner, Assistente Eclesiástico da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo e do regional Sul1; e o Padre José Wilson, camiliano, diretor do ICAPS. Também participaram outros padres e diáconos que assistem a Pastoral em diferentes arquidioceses e dioceses paulistas.

Dom Benedito acolheu com carinho os agentes da pastoral, vindos de 22 dioceses e três arquidioceses, e lembrou a importância do trabalho que realizam para o engrandecimento do Reino de Deus.

A SERVIÇO DOS IRMÃOS

Na homilia, o Bispo afirmou que a Pastoral da Saúde é um dos meios eficazes em que se faz progredir a Lei de Deus, pelo serviço aos irmãos vulneráveis e enfermos. 

Destacou, ainda, que Jesus a todos convida a viver a lei do amor, e que quando as pessoas o fazem, conseguem promover a misericórdia, a vida e  exercitar o perdão, fazendo com que a própria vida seja uma continuidade da Eucaristia e sendo capazes de promover a vida e construir um mundo de amor, justiça e paz, envolto em caridade.

Referindo ao tema da mensagem do 31º Dia Mundial do Enfermo – “Cuida bem dele” – o Bispo destacou que o Papa a todos convida a ter um coração solidário, cheio de compaixão, como Jesus Cristo, e a exemplo do bom samaritano, estendendo a mão a todos os necessitados, de modo particular aos doentes que clamam por solidariedade.

Dom Benedito destacou que há dois momentos especiais em que, como Igreja, é preciso manifestar solidariedade, carinho e amor aos irmãos: diante das ocasiões de sofrimento e de morte. Ele enalteceu a atuação dos agentes da Pastoral da Saúde, que a exemplo de Maria, se dirigem à casa do irmão, levando a palavra de carinho, amor e acolhida, demonstrando compaixão.

“Que nossa vida seja um constante hino de louvor ao Pai. Peçamos a Deus saúde de corpo e alma, graça e paz, para que, sempre dócil ao Espírito Santo, possamos dizer como a Virgem Maria: ‘a minha alma e o meu ser engrandecem o Senhor’”, concluiu.

Ainda durante a missa, os participantes rogaram a Deus por todos os enfermos e desejaram que o amor pelo serviço ao irmão enfermo seja sempre de muito acolhimento e carinho.

Após a Santa Missa, os agentes da pastoral de todo o Regional Sul1 tiveram a oportunidade de se conhecerem pessoalmente ou se reencontrarem.

(Texto: Laura Camilo dos Santos Crus)

Leia mais
Cursos da Pastoral da Saúde arquidiocesana terão início em março
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários