
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO
Com uma missa na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Decanato São Mateus da Região Ipiranga, na manhã do sábado, 15, o Vicariato Episcopal para a Pastoral da Saúde e dos Enfermos deu início aos cursos para novos agentes e de Pastoral Hospitalar.
Ao saudar os participantes no começo da missa, o Cardeal Odilo Pedro Scherer pediu a proteção de Deus e a intercessão de Nossa Senhora da Saúde aos agentes desta Pastoral e rezou pela saúde do Papa Francisco, internado desde 14 de fevereiro no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma.

Na homilia, o Arcebispo Metropolitano exortou os agentes a conhecerem a história de santos que dedicaram a vida aos enfermos, como São Camilo de Lellis, Santa Paulina, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão e São José de Calasanz; e motivou-os a participar dos encontros formativos: “Quem somente vai se doando, de repente se sente vazio, precisa reabastecer, precisa reencontrar motivações”.
Dom Odilo enfatizou que, na Quaresma, todos são chamados a progredir na lei do Senhor, especialmente por meio dos exercícios quaresmais do jejum (penitência que disciplina a vida para buscar a Deus), da esmola (práticas de caridade, entre as quais o cuidado com os enfermos) e da oração, além da busca pelo sacramento da Confissão. “Pelo serviço que realizam, vocês, agentes da Pastoral da Saúde e dos Enfermos, têm uma grande oportunidade para crescer na lei do Senhor, e assim, de todo o coração e com toda a caridade, agir por amor às pessoas e por amor a Deus”, disse.

ALEGRES NA ESPERANÇA
Após a Comunhão, o Arcebispo lembrou que sem a fé e a esperança cristã, os agentes da Pastoral da Saúde e dos Enfermos não poderão levar esperança aos doentes e moribundos.
A Eucaristia teve como concelebrantes os padres capelães de hospitais, bem como sacerdotes e diáconos que atuam nesta Pastoral, entre os quais o Cônego João Inácio Mildner, Vigário Episcopal para a Pastoral da Saúde e dos Enfermos.

“Nós, família Pastoral da Saúde e dos Enfermos, queremos caminhar alegres na esperança, mesmo diante das dificuldades, pois somos animados pela força do Evangelho. A pedra que muitas vezes encontramos no caminho não é uma pedra de tropeço, mas serve para nela nos apoiarmos e vermos mais longe o nosso horizonte que é Cristo, o Redentor da humanidade”, disse o Cônego João Mildner.
Após a missa, aconteceu a aula inaugural, ministrada pela Irmã Helena Corazza, FSP, sobre o Jubileu 2025 – “Peregrinos de Esperança” – e a realidade pastoral.

CURSOS DURANTE TODA A SEMANA
De acordo com José Gimenes, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde, mais de 230 pessoas já se inscreveram previamente para os cursos, mas a tendência é que este número aumente para mais de 300, com o começo das formações nos sete núcleos.
Maria Baglione, da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Jesus, é dentista e agente da Pastoral da Saúde. No áudio a seguir, ela conta como foi a experiência de fazer os cursos no ano passado:
Durante a semana, das 14h às 16h30, as aulas dos cursos da Pastoral da Saúde acontecem às segundas-feiras, na Paróquia Santo Agostinho (Região Sé); às terças-feiras, na Paróquia Nossa Senhora da Lapa (Lapa); às quartas-feiras, na Paróquia Santos Apóstolos (Brasilândia); às quintas-feiras, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Salette (Santana); e às sextas-feiras, na sede da Região Ipiranga. Já aos sábados, das 9h às 11h30, este mesmo curso ocorre no Centro Pastoral São José, na Região Belém; e há, no mesmo dia e horário, o Curso sobre Pastoral Hospitalar, na Paróquia Santa Generosa, na Região Sé.
Sérgio Cosme, morador de Taboão da Serra (SP), foi à aula inaugural dos cursos para conhecer melhor a proposta e decidir onde fará o curso, conforme nesta entrevista em áudio:

As aulas tiveram início na segunda-feira, 17, e o encerramento será em 29 de novembro, com a missa de envio. Nesta primeira semana, está sendo apresentado o que é a Pastoral da Saúde e dos Enfermos. As outras 25 aulas versarão sobre temas ligados às três dimensões de atuação desta Pastoral: a visitação aos enfermos; a prevenção em saúde; e as políticas públicas em saúde.
JOSÉ GIMENES DETALHA OS TEMAS DOS CURSOS – OUÇA
Ainda há vagas. Saiba mais detalhes pelo telefone (11) 3660-3743; pelo WhatsApp (11) 95554-6813; ou pelo e-mail pastoraldasaudeasp@gmail.com. Para quem puder, pede-se a contribuição mensal de R$ 50.
(Colaborou: Karen Eufrosino)