Ex-vice presidente Marco Maciel morre aos 80 anos

Político exerceu a função entre 1995 e 2002, quando o Brasil foi presidido por Fernando Henrique Cardoso. Foi ainda senador, deputado federal, governador de Pernambuco e membro da Academia Brasileira de Letras

O partido Democratas comunicou na manhã do sábado, 12, o falecimento de Marco Maciel, um de seus fundadores, aos 80 anos de idade.

Marco Maciel foi vice-presidente da República entre 1995 e 2002, no mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

O ex-vice-presidente estava internado desde 29 de março em um hospital particular do Distrito Federal. A causa da morte não foi revelada. Desde 2014, Marco Maciel sofria do mal de Alzheimer e nos últimos anos estava afastado da vida pública.

Ele será velado no Senado, em cerimônia restrita a familiares e amigos, e sepultado na tarde do sábado no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Marco Maciel deixa a esposa, Anna Maria Ferreira Maciel, e três filhos: Gisela Maria Cristiana e João Maurício.

Biografia

Nascido em Recife (PE), em 1940, Marco Antônio de Oliveira Maciel foi advogado e professor de Direito, antes de ingressar na política.

Seu primeiro cargo público, ainda nos anos 1960, foi como deputado estadual em Pernambuco.  Nos anos 1970, foi eleito deputado federal, tendo presidido a Câmara a parti de 1976. No governo Geisel, Marco Maciel foi escolhido como governador de Pernambuco.

Em 1982, elegeu-se senador, função que ocupou por três mandatos, antes de ser eleito vice-presidente da República em 1994.

Em respeito à memória de Marco Maciel, o governo do estado de Pernambuco decretou luto oficial de sete dias em razão de seu falecimento.

Em nota, o partido Democratas, por meio de seu presidente, Antonio Carlos Magalhães Neto, manifestou: “Marco Maciel foi um dos mais importantes quadros do nosso partido. Com sua exemplar atuação na vida pública, escreveu uma história irretocável de dedicação ao nosso país”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários