Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo oferece curso sobre Secretariado Paroquial

Durante o mês de outubro, a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo promoverá o segundo módulo do curso de extensão “Secretariado Paroquial”. 

O curso, que acontece na modalidade on-line, tem como objetivo oferecer um aprofundamento pastoral e canônico sobre as atribuições próprias do secretário paroquial, abordando ainda as contribuições da Teologia Espiritual para o cumprimento das responsabilidades do secretário na gestão paroquial. 

Especial atenção será dada aos arquivos paroquiais e aos procedimentos que podem ser feitos no atendimento da secretaria paroquial em vista dos pedidos de declaração de nulidade matrimonial que são encaminhados aos Tribunais Eclesiásticos. 

A atividade é voltada para sacerdotes, diáconos, seminaristas, atendentes e secretários paroquiais e colaboradores das cúrias, e acontecerá  sempre às segundas-feiras – dias 9, 16, 23 e 30 de outubro, às 20h. 

PROGRAMAÇÃO

09/10 

Abertura
Cardeal Odilo Pedro Scherer – Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Grão Chanceler das Faculdades de Teologia Nossa Senhora da Assunção-PUC-SP e de Direito Canônico São Paulo Apóstolo. 

A Espiritualidade da(o) secretária(o) paroquial 
Irmã Solange Aparecida Novaes – Missionária do Coração Imaculado de Maria. Doutora em Teologia Moral pela Poncia Universidade Lateranense, Roma – IT e Docente da Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção – PUCSP 

16/10

A função pastoral dos arquivos eclesiásticos e orientações gerais para preenchimento dos registros paroquiais 
Jair Mongelli Júnior – Diretor Técnico do Arquivo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva, da Arquidiocese de São Paulo. Colaborador do Setor de Bens Culturais da Comissão Episcopal de Educação e Cultura da CNBB. 

23/10

Livros paroquiais, organização, acondicionamento e manuseio dos diversos tipos de arquivos paroquiais e o processo de informatização das paróquias: vantagens e desvantagens
Jair Mongelli Júnior – Diretor Técnico do Arquivo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva, da Arquidiocese de São Paulo. Colaborador do Setor de Bens Culturais da Comissão Episcopal de Educação e Cultura da CNBB. 

30/10

Declaração de Nulidade Matrimonial: fundamentos e procedimentos que podem ser feitos no atendimento da secretaria paroquial
Padre Everton Fernandes Moraes – Doutor em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo. Atualmente, é Diretor da mencionada Faculdade e Chanceler da Cúria Metropolitana de São Paulo. É oficial do Tribunal Interdiocesano de São Paulo. 

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas no site da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, clicando aqui. E tem o investimento de R$ 25,00. 

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Karen
Karen
8 meses atrás

Como faço inscrição, me interesso