Igreja se une em oração pelas vítimas do acidente aéreo em SP

Claudia Vitorino RS via Fotos Públicas

A queda do voo 2283, em Vinhedo (SP), na tarde da sexta-feira, 9 (foto), resultando na morte de 62 pessoas – 58 passageiros e quatro tripulantes – gerou comoção nacional, de modo especial em Cascavel (PR), de onde partiu o avião da companhia Voepass Linhas Aéreas.

No mesmo dia, a Arquidiocese de Cascavel (PR) emitiu nota de condolências, manifestando “profundo pesar pelo trágico acidente aéreo” e pedindo a Deus que conceda aos familiares das vítimas “força, consolo e paz para enfrentar este momento difícil”.

Na noite do sábado, 10, os fiéis da Arquidiocese de Cascavel se uniram em oração pelos falecidos e pelo consolo aos seus familiares, em missa na Catedral Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Arcebispo, Dom José Mário Scalon Angonese.

“A gente não consegue explicar uma tragédia como esta, mas tudo aquilo que a gente não consegue explicar, a gente contempla e silencia. Neste momento, o que de melhor podemos fazer é aquietar o coração, silenciar, unir o coração ao sofrimento das famílias enlutadas e fazer uma prece pelo sentimento de força e de esperança que brota do Deus da consolação”, disse Dom José Mario na homilia.

FRATERNIDADE DIANTE DA DOR

No Angelus do domingo, 11, na Praça São Pedro, o Papa Francisco pediu pelas vítimas do acidente: “Pelos fiéis defuntos, dai-lhes, Senhor, o descanso eterno, e que brilhe para eles a luz eterna, e que descansem em paz”, foi a prece do Pontífice.

Também a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou em nota profunda tristeza pelo trágico acidente aéreo: “Nossas orações e nossos corações estão voltados para as pessoas que enfrentam neste momento a dor da perda e da profunda tristeza. Rogamos a Deus, em sua infinita misericórdia, que acolha as almas daqueles que partiram, concedendo-lhes o descanso eterno e o conforto aos que permanecem. Que a fé em Cristo, que venceu a morte, seja fonte de esperança para todos que sofrem as consequências desta tragédia”, lê-se em um trecho da nota.

A CNBB também expressa sua solidariedade às autoridades locais e a todos os envolvidos nos esforços de atendimento: “Que a força do amor e da fraternidade possa guiar suas ações”.

Os corpos das vítimas do acidente aéreo ocorrido em Vinhedo estão sendo encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) da capital paulista, onde tem sido feito os procedimentos necessários para a identificação dos cadáveres. Por essa razão, alguns dos familiares das vítimas estão em São Paulo. Na noite da segunda-feira, 12, eles receberam a visita do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano.

O encontro ocorreu no hotel onde os familiares estão hospedados, no centro da capital paulista. Também estavam representantes da companhia aérea VoePass, agentes dos órgãos públicos e voluntários que estão oferecendo assistência às famílias que aguardam o reconhecimento e a liberação dos corpos das vítimas.

Dom Odilo manifestou sua solidariedade, dirigindo-lhes uma palavra de conforto e assegurando suas orações.

“Desde que tomei conhecimento deste trágico acidente, imediatamente rezei para que Deus tivesse compaixão dos que perderam a vida e de vocês, seus familiares”, afirmou o Arcebispo. O Cardeal Scherer recordou que foi criado em Toledo (PR) e atuou como sacerdote em Cascavel, fato que o identifica ainda mais com o sofrimento das famílias.

“Fiz questão de estar com vocês para dizer que carregamos com vocês a dor e o sofrimento que estão vivendo neste momento. Estamos espiritualmente unidos a vocês. Gostaria de abraçar a cada um para expressar nossa proximidade”, acrescentou Dom Odilo, confiando à misericórdia de Deus aqueles que morreram no acidente.

Por fim, o Cardeal Scherer convidou todos a rezar a oração do “Pai-Nosso” e os abençoou. Em seguida, conversou individualmente com algumas pessoas.

Dom Odilo também conclamou toda a Arquidiocese a oferecer suas orações pelas vítimas dessa tragédia e por seus familiares.

(Com informações da Arquidiocese de Cascavel e Agência Brasil)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários