Irmã Maria Freire é eleita Diretora Geral das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

A religiosa e professora universitária foi eleita para um mandato de seis anos (2021-2026)

A Irmã Maria Freire da Silva é a nova Diretora Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A religiosa foi eleita na manhã desta terça-feira, 10 de novembro, durante a sessão de votação do XX Capítulo Geral Ordinário, que é realizado no Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Irmã Maria Freire da Silva tem 62 anos de vida e 35 de Vida Religiosa Consagrada. É natural de João Câmara, Rio Grande do Norte. Na sua cidade natal, conheceu a Congregação e a ação missionária das ‘Irmãs Vigárias’, onde as religiosas ICM administravam as paróquias que não tinham padres. Ingressou na Congregação em 1981. Professou os votos religiosos em 15 de junho de 1985, em Fortaleza, Ceará, e a profissão perpétua em 17 de novembro de 1990, em São Paulo, capital.

A nova Diretora Geral ICM é Bacharel e mestra pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção São Paulo e doutora em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália. Foi professora universitária até o ano de 2018, quando foi eleita coordenadora provincial da Província Nossa Senhora de Guadalupe, com sede em São Paulo, missão que exerceu até a sua eleição no dia de hoje.

A sua eleição, um claro sinal de unidade congregacional, aconteceu em primeiro escrutínio. Ao ser escolhida, Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, presente à sessão de votação, a questionou se aceitava a indicação das Irmãs capitulares. Deu seu sim generoso.

A Diretora Geral é eleita para um mandato de seis anos (2021-2026) e, de acordo com as constituições ICM, tem a missão de orientar, animar e avaliar a Congregação em sua fidelidade ao Evangelho e à Igreja, conforme Carisma e Missão da Fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix.

A Sessão Plenária de Eleição do XX Capítulo Geral prosseguirá com a eleição de mais sete Irmãs que integrarão o Conselho Geral da Congregação. O resultado será divulgado em breve no site e redes sociais ICM.

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria é a segunda ordem religiosa mais antiga do Brasil. Foi fundada em 08 de maio de 1849, no Rio de Janeiro, pela Bem-Aventurada Bárbara Maix. Hoje, a Sede Geral está em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A estrutura organizacional conta com duas províncias: Província Nossa Senhora Guadalupe, com sede em São Paulo/SP, e a Província Maria Mãe de Deus, com sede em Caxias do Sul/RS. As províncias dinamizam a vida e missão das mais de 110 comunidades religiosas presentes no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina, Haiti, Itália, Angola e Moçambique.

(Com informações de Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários