Maior e mais dinâmica, ExpoCatólica 2024 dá visibilidade a produtos e serviços para a excelência na evangelização

17ª edição da feira teve aumento de 50% na quantidade de público em relação ao ano anterior

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Estandes mais robustos, variadas atrações musicais, muitos momentos de reflexão sobre a fé e o reforço da busca da excelência no agir evangelizador. Assim foi a ExpoCatólica 2024, encerrada na tarde do domingo, 7, no Pro Magno – Centro de Eventos, na zona norte de São Paulo.

De acordo com os organizadores, durante os quatro dias do evento, iniciado na quinta-feira, 4, mais de 30 mil pessoas passaram pelos estandes dos 240 expositores, um crescimento de 50% em relação à edição de 2023.

“A feira cresceu em vários aspectos, não só em tamanho, mas em qualidade. Os estandes, por exemplo, estão mais bonitos, mais temáticos, atraindo, assim, muitas pessoas. A feira teve aumento de público em todos os perfis, mas no de padres o crescimento foi maior que 300% em relação ao ano passado”, comentou, ao O SÃO PAULO, Fábio Castro, diretor da Promocat – Promotora Católica, empresa idealizadora da ExpoCatólica.

AMPLIAÇÃO

O crescimento da ExpoCatólica também pode ser mensurado pela realização dos congressos simultâneos, em sete auditórios, dos quais participaram cerca de 3 mil pessoas.

Estes eventos mais direcionados foram o Seminário de Formação de Secretários Paroquiais; Meeting de Turismo Religioso; Seminário de Tecnologia, Marketing & Vendas; Seminário Festeiros; 1º Fórum Caridade Organizada e Mobilização Cristã, com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer; Conectar – Fórum Católico de Comunicação (do qual participaram representantes do Jornal O SÃO PAULO e da Rádio 9 de Julho); Imersão em Sustentabilidade Evangelizadora; Coordenação de Catequese; Código Divino – A inteligência artificial no processo pedagógico das escolas católicas; e uma conferência com o Padre Rafael Capó, Vice-Reitor e Decano de Teologia da Universidade St. Thomas, em Miami, nos Estados Unidos, com o tema “Cultivando virtudes em santidade e força para o Reino de Deus”.

Também foram realizadas reflexões abertas a todo o público na própria Arena da ExpoCatólica e nas Arenas Arcanjo e Fino Tom, com temáticas sobre liturgia, arte sacra, vocações e evangelização, além de testemunhos de fé.

As associações privadas de fiéis, novas comunidades e congregações também apresentaram seus carismas e comercializaram itens na feira.

“Quando nos convidaram para a ExpoCatólica, parecia um sonho. Tudo que vendemos conta com nosso esforço, mas é muito mais a providência de Deus que nos abre portas para que tenhamos como continuar a missão”, contou à reportagem a Irmã Maria de Lourdes da Sagrada Face, do Instituto das Pobres de Jesus Cristo, que na ExpoCatólica comercializou crucifixos e Terços esculpidos à mão por consagrados e por pessoas em recuperação da dependência de álcool e drogas acolhidas em suas casas de missão.

ATRAÇÕES MUSICAIS E FILMES

Em parceria com a Kolbe Arte Produções Artísticas, a Lumine (serviço de streaming católico) e a Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, houve a exibição gratuita de filmes sobre religiosidade e fé.

“O cinema foi uma grande atração e ampliaremos essa área para o ano que vem. Vamos propor à Arquidiocese de São Paulo e às dioceses vizinhas uma parceria com as famílias de catequizandos e os catequistas para que possam trazer as crianças e jovens de maneira gratuita à Expo, colocando ônibus à disposição das paróquias, em especial as da periferia”, projetou Fábio Castro.

E como já é tradição na ExpoCatólica, o público pode estar mais perto daqueles que evangelizam por meio da música, como Dunga, Adriana Arydes, Padre Marcos Roberto Pires, Padre Alessandro Campos e Padre Diogo Albuquerque, além de prestigiar um momento devocional mariano com os Arautos do Evangelho, no domingo, 7.

TECHNO CHURCH

No segundo andar do Pro Magno – Centro de Eventos foi montado o espaço Techno Church, com a apresentação de equipamentos, sistemas, infraestrutura e soluções específicas para as igrejas.

“Com a Techno Church, trouxemos eventos ligados à tecnologia para igrejas, que vão desde sistemas de gestão paroquial até equipamentos mais tecnológicos para som, luz e projeções. Tivemos ainda três auditórios com temáticas de inteligência artificial, tecnologia de gestão eclesial, tecnologia acústica e tecnologia para construção de igrejas”, detalhou Fábio Castro.

TURISMO RELIGIOSO

Outro destaque da ExpoCatólica 2024 foi a ampliação dos estandes das operadoras de viagem e dos estados, com a divulgação das tradições de piedade popular e de rotas de peregrinação.

No do estado de São Paulo, uma das divulgações foi sobre a Rota da Luz – SP, um itinerário de fé de cerca de 200km pelo Vale do Paraíba, entre as cidades de Mogi das Cruzes e Aparecida. No de Goiás, o visitante pôde conhecer o roteiro de visitação a sete santuários e se encantar com uma imagem gigante de Nossa Senhora da Salette.

No estande do Pará, além do Círio de Nazaré, também foi apresentada a festa da Marujada, que ocorre há mais de dois séculos em Bragança (PA), propagando a devoção a São Benedito. No da Bahia, Santa Dulce dos Pobres esteve em destaque, assim como o Roteiro de Fé de Salvador. Também os estados do Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Rio de Janeiro montaram estandes na feira, bem como algumas dioceses, santuários e cidades que têm tradição no turismo religioso.

FOCO NA EVANGELIZAÇÃO

E apesar da grandiosidade dos números, a ExpoCatólica 2024 não perdeu o foco: potencializar a evangelização. Esta meta foi lembrada pelo Padre Michelino Roberto, Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação, na missa de abertura da feira, no dia 4.

“Nós estamos aqui para evangelizar. Evangelizamos por meio das artes, do turismo religioso, para que as pessoas possam conhecer os lugares mais santos da nossa terra, os locais marianos, e aqueles nos quais Nosso Senhor Jesus Cristo pisou e desenvolveu a sua missão. Queremos evangelizar por meio da beleza, porque a beleza é um dos transcendentais que nos levam a Deus. Além disso, quando entramos em uma igreja limpa, bonita, artisticamente bem decorada, no qual o sacerdote celebra com paramentos que não precisam ser luxuosos, mas dignos e piedosos, automaticamente nós estamos convidando todos a levantarem a alma e o coração para Deus”, disse o Vigário Episcopal.

Também de acordo com Fábio Castro, “a evangelização é o propósito que nos traz aqui”. Ele mencionou que desde a hóstia que o sacerdote consagra, passando pelos bancos na assembleia de fiéis, o material litúrgico e a arquitetura das igrejas, “tudo é produzido por alguém que está na ExpoCatólica, seja expondo, seja visitando”.

O Diretor da Promocat, também em nome de sua esposa, Kiara Castro, agradeceu o empenho da Arquidiocese de São Paulo para a promoção do evento: “Se a Igreja em São Paulo não apoia, a feira não acontece. Não porque a gente não possa ir sozinho, mas porque não queremos ir sozinhos. Realizar a ExpoCatólica sem a Igreja não faz sentido. Eu agradeço imensamente à Igreja em São Paulo, ao Cardeal Scherer e a todo o povo da Arquidiocese e das dioceses vizinhas que aqui estiveram”.

A Arquidiocese de São Paulo marcou presença na ExpoCatólica no estande montado pelo Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação.

(Colaboraram: Tatianna Porto, Victória Rosário, Fernando Arthur, Karen Eufrosino e agentes voluntários da Pascom arquidiocesana)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários