Médico Marcelo Queiroga é anunciado como novo ministro da Saúde

Cardiologista substituirá ao general Eduardo Pazuello

Marcelo Queiroga, anunciado como novo ministro da Saúde (foto: Agência Senado)

No dia que o Brasil ultrapassou o acumulado de 279,6 mil mortos por COVID-19, o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou a troca do comando do Ministério da Saúde: o novo titular será o médico cardiologista Marcelo Queiroga, que substituirá ao general Eduardo Pazuello.

Queiroga e Bolsonaro estiveram reunidos durante toda a tarde desta segunda-feira, 15, no Palácio do Planalto para discutir a troca no comando da pasta

“Foi decidido agora a tarde a indicação do médico Marcelo Queiroga para o Ministério da Saúde. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A conversa foi excelente, já o conhecia há alguns anos, então, não é uma pessoa que tomei conhecimento há poucos dias, e tem, no meu entender, tudo para fazer um bom trabalho dando prosseguimento em tudo que Pazuello fez até hoje”, afirmou Bolsonaro em conversa com populares na porta do Palácio do Planalto.  

Mais cedo, Pazuello deu uma coletiva de imprensa para atualizar informações sobre o combate à pandemia de COVID-19 e confirmou que o presidente mantinha tratativas para a sua substituição na pasta .

A nomeação de Queiroga será publicada na edição da terça-feira, 16, do Diário Oficial da União e o processo de transição no ministério deve durar entre uma e duas semanas.

Um dos seus desafios do novo ministro da Saúde será o de ampliar a quantidade de pessoas vacinadas contra a COVID-19 no país: atualmente cerca de 4,59% da população já recebeu ao menos uma dose da vacina. Ele assumirá a pasta no momento em que o Brasil alcançou nesta segunda-feira o recorde, pelo 17a dia consecutivo na média móvel de mortos com a doença, 1.855 óbitos. Nas últimas 24 horas foram notificadas 1.275 novas mortes decorrentes do novo coronavírus.

PERFIL

Marcelo Queiroga é formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele fez especialização em cardiologia no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Sua área de atuação é em hemodinâmica e cardiologia intervencionista. Atualmente Queiroga é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Queiroga será o quarto ministro da Saúde desde o começo da pandemia. Passaram pela pasta, neste período, os médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, seguido depois pelo general Eduardo Pazuello, do Exército.

Fontes: G1 e Agência Brasil

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários